Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Diretores britânicos terão presença forte em Cannes

Quarta, 15 de maio de 2002, 13h36

Os últimos dois anos têm oscilado entre tudo ou nada para os diretores britânicos no Festival Internacional de Cannes. No ano passado, o cinema da Grã-Bretanha não foi representado na competição pela Palma de Ouro. Este ano, porém, três filmes britânicos estão concorrendo na grande festa, que começa nesta quarta-feira.

Cannes, que tem uma paixão por trabalhos excêntricos e bizarros, está especialmente feliz em dar as boas-vindas a dois cineastas que são velhos favoritos do festival: Mike Leigh e Ken Loach, que, como os franceses, se esforçam para combater a hegemonia cultural de Hollywood.

Leigh ganhou a Palma de Ouro em 1996 com Segredos e Mentiras. Este ano, ele concorre novamente ao prêmio com All or Nothing, sobre uma família que enfrenta a doença do filho enquanto vive num conjunto habitacional deprimente.

Os críticos que já puderam assistir à produção estão saudando o ator Timothy Spall, dizendo que ele fez a maior atuação de sua vida.

Leigh sempre foi fã do Festival de Cannes porque o evento ajuda a diminuir o domínio de Hollywood, cuja indústria de entretenimento produz filmes que são ansiosamente devorados por platéias de todo o mundo.

"Cannes é o maior festival do mundo, e o fantástico é que é totalmente liberado de Hollywood", disse o cineasta na edição desta quarta-feira da revista Hollywood Reporter. "Está além do alcance da máquina imperialista. Ela não o pode dominar ou controlar. Isso nivela o campo para o cinema mundial."

Sua opinião é endossada por Ken Loach, que participa pela oitava vez da competição principal. Este ano, ele chega com Sweet Sixteen, sobre um garoto que tenta comprar um trailer para quando sua mãe sair da cadeia.

No ano passado, Loach criticou seus colegas conterrâneos dizendo, em coletiva de imprensa concedida numa exibição especial de seu clássico de 1969 Kes, "acho que é hora de os diretores britânicos pararem de se deixar colonizar de maneira tão implacável pelas idéias americanas".

O terceiro cineasta britânico a competir em Cannes, este ano, é Michael Winterbottom, com 24 Hour Party People.

Veja também:
» Cobertura completa do Festival de Cannes
» Fotos

Reuters

mais notícias


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade