Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Cineastas franceses contra boicote no Festival de Cannes

Terça, 14 de maio de 2002, 15h24

Os cineastas franceses Claude Lanzman e Claude Lelouch e o presidente da Aliança israelista universal, Ady Steg, declararam nesta terça-feira ser contra o boicote ao Festival de Cannes lançado por uma associação judaico-americana para protestar contra atos antisemitas na França. O 55º Festival de Cannes começa nesta quarta-feira na Côte d'Azur.

"Se nosso país vivenciou efetivamente e infelizmente certo número de atos antisemitas, não se compara a situação de 2002 com a de 1942", escreveram numa declaração publicada no vespertino francês Le Monde.

Eles disseram que os atos cometidos nos últimos meses são "isolados" e combatidos pelas autoridades, condenados por todos os dirigentes políticos e autoridades morais e religiosas e pelo "conjunto de nossos cidadãos".

Avaliaram que o resultado das eleições presidenciais do dia 5 de maio, vencidas pelo presidente de direita Jacques Chirac com mais de 80% dos votos contra seu rival da extrema-direita Jean Marie Le Pen, mostrou que os franceses são a favor da fraternidade e igualdade e contra o extremismo, racismo e antisemitismo.

"A comparação que o American Jewish Congress faz é ofensiva aos franceses, para cada um de nós, judeus, e para a memória das várias vítimas de Shoa", ressaltaram.

AFP

mais notícias


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade