Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Curta-metragem de estudante indiano concorre em Cannes

Quinta, 02 de maio de 2002, 12h51

O curta-metragem de um estudante indiano sobre a busca de um homem por seu amigo perdido foi indicado à premiação do Festival de Filmes de Cannes, disse o diretor na quinta-feira.

Tridib Poddar, estudante do Instituto Satyajit Ray de Filmes & Televisão, localizado no leste da cidade indiana de Calcutá, disse à Reuters que Khoj (em português, Em Busca), de 27 minutos de duração, foi um dos 21 indicados em Cannes.

"É a primeira vez que um filme indiano feito em escolas de cinema compete em Cannes, na seção de curta e média-metragens", disse Poddar, de 28 anos.

"Eu fiquei tão emocionado quando foi indicado. Foi tão inesperado. Independente do resultado, será um grande passo para cineastas como eu, que sonham em se tornarem grandes", disse o estudante, que é um apaixonado pelos filmes do único indiano ganhador do Oscar, o diretor Satyajit Ray.

Poddar disse que Khoj conta a história da auto-descoberta de um homem, enquanto procura por um amigo que desapareceu misteriosamente há dez anos.

"A história tem um contexto urbano, e a esperança é de que seja atrativo para todo mundo", disse Poddar.

O festival, que se orgulha de exibir filmes realistas, tem atraído, ao longo dos anos, muitos cineastas indianos renomados como Mrinal Sen, Shyam Benegal e Raj Kapoor, além de Ray.

Uma produção de Bollywood - nome dado à grande indústria cinematográfica da Índia -, baseado em um triângulo amoroso, também fará sua estréia em Cannes, no segmento não-competitivo, ao lado de outros quatro filmes.

O longa-metragem, chamado Devdas, tem como protagonistas alguns dos maiores astros e estrelas de Bollywood, como Shah Rukh Khan e a ex-Miss Mundo Aishwarya Rai.

O Festival de Filmes de Cannes, um dos mais conceituados do gênero, começa em 15 de maio.

Reuters

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade