Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Filme chinês vence Festival Internacional de Brasília

Segunda, 29 de abril de 2002, 12h59

O filme Abandono do Sucesso, do chinês Zhang Yang, recebeu o troféu Buriti ao vencer o 4o Festival Internacional de Cinema de Brasília (FIC), no domingo à noite.

O júri também premiou a produção sueca Jalla! Jalla!, de Josef Fares.

O indiano Lagaan - Era uma vez na Índia, de Ashutosh Gowariker, recebeu menção especial pela "grandiosidade da realização cinematográfica, que transcende os estereótipos culturais e transmite uma importante mensagem de solidariamente e de luta incansável pela justiça", segundo o júri.

Na votação do público, o destaque foi para o documentário Promessas de um Novo Mundo, de Justine Shapiro, B. Z. Goldberg e Carlos Bolado, que trata do conflito no Oriente Médio, na visão de um grupo de crianças judias e palestinas. O filme já havia levado os prêmios de público e crítica na Mostra BR de Cinema de São Paulo, no ano passado.

Em segundo lugar na opinião popular ficou Náufragos, da diretora espanhola Luna.

O diretor Zhang Yang, presente na entrega dos prêmios, disse que ficou muito feliz por ter vindo ao Brasil. "Para mim, o mais importante não é ganhar prêmios, mas poder mostrar meu trabalho para outros povos. Agradeço ao festival a oportunidade de conhecer o Brasil e de fazer o Brasil me conhecer", afirmou. Zhang fez sucesso aqui com Banhos, uma comédia dramática de 1999.

Abandono do Sucesso conta a história verídica de Jia Hongsheng, um jovem e talentoso ator que mergulha nas drogas, mas consegue se erguer com a paciente ajuda dos pais, dois aposentados que abandonaram seu povoado no interior para cuidar do filho em Pequim.

Os personagens são os próprios atores, que representam a história de forma envolvente e emocionante para as câmeras de Zhang Yang.

O filme vencedor já foi comprado pela Imovision e deverá ser exibido comercialmente a partir de junho.

A maratona de filmes do FIC Brasília recebeu na Academia de Tênis mais de 16 mil pessoas interessadas na diversidade cinematográfica de 89 títulos vindos de mais de 25 países. O júri deste ano foi presidido pela atriz e diretora brasileira Florinda Bolkan.

Reuters

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade