Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Competição de Cannes anima britânicos e desencoraja italianos

Quarta, 24 de abril de 2002, 16h06

Filmes britânicos, franceses e americanos têm presença forte entre os 22 escolhidos para competir no Festival de Cinema de Cannes, no mês que vem. A escolha foi divulgada na quarta-feira.

Os diretores Ken Loach, Mike Leigh e Michael Winterbottom vão representar a Grã-Bretanha, ausência na edição anterior. A novidade assinala uma mudança para uma representação geograficamente mais diversificada de Cannes, que já se mostrou obcecado com o cinema asiático.

Quatro dos filmes escolhidos são franceses e três, americanos, e as esperanças de uma representação maior da Itália caíram por terra: apenas um filme italiano foi selecionado para competir na maior vitrine européia do cinema.

Ken Loach e Mike Leigh, ambos conhecidos por mostrar a classe trabalhadora inglesa em seus filmes, vão levar, respectivamente, Sweet Sixteen e All or Nothing.

Winterbottom vai apresentar 24 Hour Party People, rodado em vídeo digital, numa tendência que vem se consolidando rapidamente no setor.

Os organizadores prometem que, este ano, o público não verá apenas os filmes estrangeiros sérios, que valeram ao festival a fama de pessimista. Entre os trabalhos que concorrem na edição 2002, há algumas comédias.

O ator e diretor americano Woody Allen vai abrir o evento com a comédia Hollywood Ending. Será a primeira vez que ele participa de Cannes.

Outras celebridades que têm presença prevista incluem Sandra Bullock, Matt Damon, Jack Nicholson e Ralph Fiennes, além de Leonardo DiCaprio e Cameron Diaz, protagonistas do aguardado Gangues de Nova York, de Martin Scorsese.

As esperanças italianas vão se concentrar em L'Ora di Religione, do veterano diretor Marco Bellochio, inscrito para a competição principal.

O 55º Festival de Cinema de Cannes acontecerá entre os dias 15 e 26 de maio. O diretor David Lynch, célebre por seus filmes surreais e perturbadores, vai presidir o júri principal, do qual farão parte também a atriz Sharon Stone, a heroína de ação Michelle Yeoh e o diretor brasileiro Walter Salles (Central do Brasil).

Reuters

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade