Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Brasil participa do Festival de Cannes com quatro filmes

Quarta, 24 de abril de 2002, 16h02

O Brasil está de fora da competição pela Palma de Ouro na 55ª edição do Festival de Cinema de Cannes, mas participa do evento com quatro filmes.

A relação dos indicados ao festival de cinema mais importante ao lado de Veneza e Berlim foi anunciada nesta quarta-feira pelos organizadores. A mostra começa dia 15 de maio na cidade francesa.

As produções brasileiras indicadas são: Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, Madame Satã, de Karim Ainouiz, Uma Mensagem do Brasil - A Saga de Castanha e Caju Contra o Encouraçado Titanic, de Walter Salles e Daniela Thomas, e Um Sol Alaranjado, de Eduardo Valente, sendo os dois últimos curtas-metragens.

O diretor Walter Salles (Central do Brasil) integrará o júri da competição oficial, que é presidido pelo americano David Lynch (A Estrada Perdida). O crítico brasileiro Amir Labaki foi convidado pela segunda vez para integrar o júri da crítica internacional.

Em Busca de Algum Prêmio
As atenções deverão se voltar para Madame Satã, que participará da mostra Um Certo Olhar e poderá sair premiado.

O filme de Karim Ainouiz, que foi co-roteirista de Abril Despedaçado, de Walter Salles, é inspirado na vida de João Francisco dos Santos, conhecido no meio marginal da Lapa carioca como Madame Satã, malandro e homossexual famoso por sua valentia e habilidade com a navalha.

Outro a atrair olhares da crítica deverá ser Cidade de Deus, que será exibido na mostra oficial, mas fora da competição. Trata-se de uma adaptação do livro de Paulo Lins sobre a vida numa favela do Rio de Janeiro.

A ação se concentra em dois meninos, Buscapé e Dadinho. O primeiro consegue resistir ao apelo do crime e vira fotógrafo, enquanto o colega se transforma no mais temido traficante da capital carioca.

Campanha Antiviolência

O diretor artístico do festival, Thierry Fremaux, disse que o cinema comprometido contra a violência e a guerra será um dos temas centrais da 55a edição da mostra.

Entre os 20 filmes que concorrem à Palma de Ouro, dois tratam do conflito no Oriente Médio: Kedma, do israelense Amos Gitai, e Divine Intervention, do palestino Elia Suleiman.

Entre os cineastas veteranos, participam do evento: Ken Loach (Sweet Sixteen) e Mike Leigh (All or Nothing), o iraniano Abbas Kiarostami (10), o português Manoel de Oliveira (O Princípio da Incerteza) e o polonês Roman Polanski (The Pianist).

Na seção paralela Um Certo Olhar poderá ser conferido o esperado road-movie Ten Minutes Older - The Trumpet, dirigido por seis diretores: Víctor Erice, Werner Herzog, Jim Jarmusch, Chen Kaige, Aki Kaurismaki, Spike Lee e Wim Wenders.

Já o filme mais politizado da seção oficial será provavelmente Bowling for Columbine, do americano Michael Moore, que trata sobre o comércio de armas.

O festival será aberto com o novo filme de Woody Allen, Hollywood Ending, exibido fora de competição. Também é esperada a presença do diretor.

Reuters

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade