Ranking
Festivais
Canal DVD
Fox Film
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Igreja protesta contra filme de Marco Bellochio em Cannes

Segunda, 22 de abril de 2002, 14h28

O filme mais recente do veterano diretor italiano Marco Bellocchio, The Religion Hour, que estréia fora da Itália na competição oficial do Festival de Cinema de Cannes, em maio, vem suscitando ira da Igreja Católica Romana.

O drama de Bellochio gira em torno de um artista, ateu convicto, cuja paz de espírito é abalada quando sua família quer envolvê-lo numa campanha do Vaticano pela beatificação de sua mãe, que morreu assassinada.

Os comentários que o filme faz sobre a hipocrisia que cerca o catolicismo provocou críticas acirradas da influente organização dos bispos italianos, a Conferência Episcopal Italiana (CEI).

"A destruição sistemática dos valores familiares e religiosos continua a ser o alvo predileto de Bellochio, mesmo hoje, no terceiro milênio", disse a CEI.

O diretor respondeu, apontando que sua produção foi feita para ser uma tragédia familiar e não uma denúncia da Igreja, como tem sido interpretado por alguns críticos católicos.

Bellocchio disse ainda que respeita o direito dos bispos italianos de terem uma visão crítica de seu filme, mas não de questionar sua inclusão no festival de Cannes.

Lançado pela distribuidora estatal Instituto Luce em 70 salas no país, The Religion Hour estreou na Itália na sexta, com uma classificação que limita o acesso de menores de 14 anos, devido ao uso de "linguagem blasfema".

A classificação ressalta as peculiaridades do sistema italiano de classificação etária de espetáculos e filmes. Nele, violência e sexo explícito frequentemente passam sem restrições, mas conteúdos que firam a Igreja continuam a ser malvistos.

Reuters

mais notícias

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade