Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
Drama
título Treze Dias que Abalaram o Mundo
título original Thirteen Days
diretor Roger Donaldson
nossa opinião sem classificação
ano 2000
país de origem EUA
duração 145 min
língua Inglês/ Russo
cor P&B/ Cor
som DTS / Dolby Digital / SDDS
classificação
elenco Shawn Driscoll, Kevin Costner, Drake Cook, Lucinda Jenney, Caitlin Wachs, Jon Foster, Matthew Dunn, Kevin O'Donnell, Janet Coleman, Bruce Thomas
site oficial https://www.thirteen-days.com/
 
Resenha
Divulgação
Guerra fria e crise dos mísseis é tema de Treze Dias que Abalaram o Mundo

Thirteen Days, produzido por Kevin Costner, que interpreta o assessor do presidente John Kennedy, relata os angustiosos 13 dias nos quais foi solucionada a crise provocada pela instalação em Cuba de mísseis soviéticos de longo alcance, dirigidos para os Estados Unidos.

  • Veja trailer do filme

    Apesar de ser um assunto já muito explorado pelo jornalismo, literatura histórica e televisão dos Estados Unidos, a crise dos mísseis ainda suscita interesse por ter sido o ponto culminante da Guerra Fria entre os E.U.A. e a URSS, onde a paranóia que atingira o povo norte-americano teve uma disseminação pelo resto do mundo ocidental embora em termos mais atenuados.

    Roger Donaldson, cineasta neozelandês mas com carreira estável em Hollywood, foi capaz de abordar a temática com rigor e distanciamento, evitando a excessiva glorificação de John e Robert Kennedy, para tal centrando a acção no assessor do Presidente, Kenny O'Donnell.

    Sendo de certa maneira um documentário, a preocupação dos produtores passou sobretudo pela tentativa de respeitar a veracidade dos fatos e não a de aprofundar as implicações psicológicas entre as personagens, várias delas ainda vivas. Bem realizado e com um sóbrio trabalho dos atores, o filme vale pelo seu interesse histórico, com a importância de recuperar a figura de Nikita Kruschev, político importantíssimo que iniciara a demolição de Staline e que fora satanizado durante muitos anos por uma propaganda americana bastante torpe.

    O filme, que lucrou por volta de 80 milhões de dólares, também trata dos Kennedy - principalmente do presidente John Fitzgerald e se seu irmão, Robert -, uma família recorrente na filmografia de Costner, que já protagonizou JFK, sobre o assassinato do carismático presidente norte-americano.

    Redação Terra

  •  
     
    Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
    Todos os direitos reservados. All rights reserved


    Se você já viu esse filme, dê sua nota:
    Resultados