Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
Comédia/ Drama
título Oito Mulheres e Meia
título original 8 1/2 Women
diretor Peter Greenaway
nossa opinião sem classificação
ano 1999
país de origem Alemanha, Holanda, Luxemburgo, Reino Unido
duração 120 min
língua Inglês
cor Cor
som
classificação
elenco John Standing, Matthew Delamere, Vivian Wu, Annie Shizuka Inoh, Barbara Sarafian, Kirina Mano, Toni Collette, Amanda Plummer
site oficial não tem
 
Resenha
Divulgação
Peter Greenaway homenageia Fellini em Oito Mulheres e Meia

Oito Mulheres e Meia é uma comédia de humor negro, que traça um pequeno panorama de fantasias sexuais masculinas ao longo do tempo, seus caminhos e conseqüências. É uma elaboração sobre o tema de oito arquétipos da fantasia sexual masculina.

  • Veja trailer do filme

    Philip Emmenthal é um rico homem de negócios que vive em Genebra e herda oito Pachinko Parlours e meia, casas de apostas que podem ser encontradas em todas as principais ruas de toda cidade japonesa de Kyoto.

    Seu filho Storey vive no Japão é fascinado por terremotos. Quando a amada esposa de seu pai morre, ele tenta fervorosamente distrair o desgosto do pai e apresenta-lhe ao esplendor, excitação, especialmente das mulheres na obra-prima de Fellini Oito e Meio, que nele despertam um novo desejo pelas mulheres.

    Juntos, pai e filho começam a imaginar as possibilidades de inventar um bordel próprio na sua grande casa da família, em Genebra. Eles recrutam Simato - uma mulher japonesa viciada em Pachinko, profundamente endividada devido aos seus hábitos de jogo, Mio - uma japonesa entusiasta de Kabuki e profundamente impressionada por personalidades que mostram-se ora como machos, ora como fêmeas; e Kito - uma mulher de negócios japonesa que apaixona-se por Storey.

    Porém, as fantasias do final do século XX, bem organizadas, vacilam num harém particular. A fantasia sexual masculina está supervalorizada, reverenciada. As mulheres exaurem o paraíso sexual e os homens sentem-se confusos, cansados, entediados e eventualmente manipulados. O bordel entra
    em colapso. Philip tenta uma última fantasia, e consegue realizá-la num só ato. Seu filho, deixado com uma casa esvaziada de desejo sexual, sofre dramaticamente um terremoto que ele sempre soube que o derrotaria no final. As mulheres escaparam vitoriosamente, mas os homens também vitoriosamente encontraram uma certa felicidade pessoal.

    Segundo o próprio Greenaway, o filme é obviamente uma modesta homenagem a Fellini que inventou e criou tantas mulheres cinematograficamente memoráveis em tantos filmes, e mais particularmente em sua celebrada obra do cinema, o reflexivo Oito e Meio, que possui sua própria famosa seqüência da fantasia masculina girando em torno de Mastroianni, uma vez tido como o alter ego de Fellini.

    Redação Terra

  •  
     
    Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
    Todos os direitos reservados. All rights reserved


    Se você já viu esse filme, dê sua nota:
    Resultados