Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
Drama/ Ação
título Brother - A Máfia Japonesa "Yakuza" em Los Angeles
título original Brother
diretor Takeshi Kitano
nossa opinião
ano 2000
país de origem Inglaterra/ EUA/ França/ Japão
duração 114 min
língua Inglês/ Japonês/ Italiano/ Espanhol
cor Cor
som Dolby Digital
classificação 16 anos
elenco Takeshi Kitano, Kuroudo Maki, Omar Epps, Masaya Kato, Ren Osugi, Susumu Terajima, Ryo Ishibashi, James Shigeta, Tetsuya Watari, Al Vicente
site oficial https://what.bacfilms.com/brother/
 
Resenha
Divulgação
Kitano retrata código de honra Yakuza em Brother

Amor que não se fala, mas se vê. Esse é o sentimento tão explorado por Takeshi Kitano que emudece o público ocidental e desconcerta aqueles tão acostumados a sentimentos falados.

  • Veja trailer do filme

    Em Brother, Kitano mais uma vez retrata o silêncio e economia de palavras típicas da cultura oriental. A história tem como pano de fundo o universo da mafia japonesa, mas muitos outros focos são abordados pelo mestre moderno do cinema japonês Takeshi “Beat” Kitano.

    O cineasta ficou conhecido no Japão por seus papéis cômicos, mas quando começou a produzir seus próprios filmes, revelou um universo muito diferente daquele conhecido. A mistura do amor e da violência em momentos muito distintos consagrou o cineasta que agora, em Brother, insere-se na cultura norte-americana de maneira nada silenciosa.

    Esta mistura triste e melancólica entre a violência e a ternura já ganhou as telas com Hana-bi, Fogos de Artifício, que impressionou a todos e ficou com o Leão de Ouro de melhor filme do Festival de Veneza de 97. Em Brother, o cineasta assina, mais uma vez, o roteiro, direção e interpretação.

    O conceito de Brother nasceu vários anos antes de sua produção. Em 1995, Kitano já havia pensado numa história sobre um guerreiro yakuza que introduz o códgio de honra e disciplina no mundo do crime de Los Angeles. Este é o primeiro filme de Kitano filmado fora do Japão, e principalmente, no idioma inglês.

    A trama desenvolve-se quando o valente Yamamoto (o próprio Kitano) é forçado a deixar Tokyo. Ele vai para a América a procura de Ken (Claude Maki), seu meio irmão mais novo. Ele o encontra, mas Ken tornou-se um pequeno traficante de drogas. Quando Yamamoto conhece os amigos do irmão, percebe que já havia brigado anteriormente com um deles, Denny (interpretado por Omar Epps). Apesar das hostilidades iniciais e da dificuldade de comunicação entre os dois, surge uma forte amizade liderada pelo respeito mútuo.

    A partir daí, todos começam a seguir os caminhos de Yamamoto, que rapidamente começa a dominar o mercado de drogas da cidade com sua habilidade e experiência do violento mundo do crime japonês. A gang de Yamamoto cresce, começa a ganhar muito dinheiro e domina quase todo o mercado, funcionando como uma grande empresa.

    Yamamoto consegue unir força com o grupo de "chicanos" e também com um jovem rival japonês, Shirase (Masaya Kato). Mas, o grupo não quer curvar-se à máfia italiana. A partir daí, uma guerra sem fim inicia uma série de crimes violentos.

    Amizade e respeito são colocados à prova em momentos de desespero e rondados pela morte. É nesse momento que Yamamoto descobre que a única pessoa que realmente entendeu o código de honra Yakuza foi Denny, que está disposto a ficar a seu lado até o último momento.

    Luciana Rocha/ Redação Terra

  •  
     
    Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
    Todos os direitos reservados. All rights reserved


    Se você já viu esse filme, dê sua nota:
    Resultados