Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
Comédia
título Shrek
título original Shrek
diretor Andrew Adamson, Vicky Jenson
nossa opinião
ano 2001
país de origem EUA
duração 90 min
língua Inglês
cor Cor
som DTS / Dolby Digital / SDDS
classificação Livre
elenco Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz, John Lithgow, Vincent Cassel, Peter Dennis, Clive Pearse, Jim Cummings
site oficial https://www.shrek.com/
 
Resenha
Divulgação
Shrek conquista público com sátira sobre conto de fadas

Shrek é um clássico animado que, ao mesmo tempo em que zomba dos contos de fadas mais amados pelas crianças, os incorpora. Com isso, consegue algo raríssimo: divertir espectadores de 4 a 104 anos de idade.

  • Veja trailer do filme

    Inovando na narrativa e estilo, virando do avesso todas as convenções dos contos de fada e, no meio disso, acertando alguns bons gols contra a Disney, Shrek marca pontos em todas as frentes. Os diálogos são animados e o visual relativamente realista é criado à perfeição, fazendo deste um dos melhores filmes animados por computador até hoje.

    O roteiro de Ted Elliott, Terry Rossio, Joe Stillman e Roger S.H. Schulman se baseia num livro infantil ilustrado lançado em 1990 por William Steig.

    É a história de um ogro horroroso (em inglês, dublado por Mike Myers, em português, por Bussunda) que precisa libertar uma princesa e fazê-la casar com um nobre, para que então veja seu pântano livre dos personagens de contos de fadas que, banidos do feudo, alojaram-se em frente ao seu sossegado lar.

    O minúsculo manda-chuva lorde Farquaad (com voz de John Lithgow) só se tornaria rei ao casar-se com uma princesa. Para isso, ele guardou o espelho mágico de Branca de Neve, que lhe oferece, em estilo de programas de auditório, três belas candidatas das quais pode escolher uma: Cinderela, Branca de Neve ou Solteira número 3, uma certa princesa Fiona.

    Farquaad oferece tirar os personagens das terras de Shrek se este concordar em atuar como seu cavaleiro e buscar a princesa Fiona para casar-se com ele. Shrek encara todos os desafios para livrar-se da tarefa, mas acaba se apaixonando pela princesa (Cameron Diaz).

    O clímax dramático envolve uma enorme cerimônia de casamento de Farquaad e Fiona, interrompida por Shrek ao estilo de A Primeira Noite de um Homem, garantindo um final que satisfaz a todos.

    Reuters

  •  
     
    Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
    Todos os direitos reservados. All rights reserved


    Se você já viu esse filme, dê sua nota:
    Resultados