Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
Drama
título Vatel
título original Vatel
diretor Roland Joffé
nossa opinião
ano 2000
país de origem França/ Reino Unido
duração 117 min
língua Inglês
cor Cor
som Dolby Digital
classificação
elenco Gérard Depardieu, Uma Thurman, Tim Roth, Timothy Spall, Julian Glover, Julian Sands, Murray Lachlan Young, Hywel Bennett, Richard Griffiths
site oficial https://www.vatel-lefilm.com/frameset.html
 
Resenha
Divulgação
Vatel retrata esplendor e miséria da corte de Luis XIV

Vatel conta a história do organizador de uma maratona de banquetes opulentos para o príncipe de Condé, durante o século 17, na França. O vaidoso e arruinado príncipe pede a seu devotado intendente Vatel que organize três dias e três noites de celebração estonteante para Luís XIV, na esperança que o rei o conceda o comando de uma operação militar contra os holandeses.

  • Veja trailer do filme

    Toda a corte de Versalhes comparece ao palácio de Chantilly, e assim tem início uma maratona de intrigas e devassidão. "As pessoas no filme sabem que são cruéis. Mas Vatel é feito de compaixão e do desejo de tornar os outros felizes", segundo o diretor Roland Joffé (A Missão).

    Intrigas políticas, suntuosos palácios de época e o retrato de um chefe como verdadeiro artista e homem de honra fazem de Vatel um verdadiro estudo sobre o perfil de um personagem extraordinário através de uma pintura da aristocracia nos tempos do Rei Sol.

    Vatel existiu realmente, era intendente do príncipe de Condé e o que hoje chamaríamos um "chef". Seu suicídio é evocado pela escritora e cortesã Madame de Sevigné numa carta. Joffé optou por fazer dele um verdadeiro artista que busca a harmonia e a beleza.

    O filme nos narra os três dias de trabalhos febris para satisfazer o rei e sua corte, as intrigas e baixezas dos grandes do reino, mas também a vida dos serventes, que aqueles depreciam, o amor entre Vatel e Anne de Montausier. E finalmente o suicídio, após comprovar que não tinha chegado o peixe fresco previsto para o jantar.

    Gérard Depardieu encarna Vatel, rodeado de Tim Roth (o marquês de Lauzun), Uma Thurman (Anne de Montausier), Julian Sands (Luis XIV), Julian Glover (o príncipe de Condé). O diretor Roland Joffé reconheceu que a decisão de rodar o filme em inglês foi tomada por motivos financeiros e destacou que não quiz fazer uma reconstituição histórica fiel.

    Redação Terra

  •  
     
    Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
    Todos os direitos reservados. All rights reserved


    Se você já viu esse filme, dê sua nota:
    Resultados