Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Michael Haneke ganha prêmio do Júri por A pianista

Domingo, 20 de maio de 2001, 16h45

O cineasta austríaco Michael Haneke recebeu este domingo o Grande Prêmio do Júri do 54o Festival de Cinema de Cannes por A pianista.

Este prêmio, que recompensa o filme que "manifesta mais originalidade ou espírito de investigação", foi entregue por Laetitia Casta.

A pianista recebeu três prêmios em Cannes, já que também recebeu os dois prêmios de interpretação, para Isabelle Huppert e Benoit Magimel.

Baseado no romance homônimo de sua compatriota Elfriede Jelinek, que causou escândalo em seu país quando foi publicado, A pianista é a crônica de uma vida frustrada que leva à perversão.

O filme teve diversas opiniões em Cannes, como foi o caso de outra obra do mesmo diretor, Funny Games em 1997.

Erika (Isabelle Huppert) divide seu tempo entre seu trabalho de professora de piano no conservatório de Viena e sua vida familiar com uma mãe absorvente (Annie Giradort) que exclui a possibilidade de qualquer outra relação. Quando pode escapar da vigilância desta, surge a outra face de sua vida, sua sexualidade "voyeurista" e masoquista

O sórdido equilíbrio desse mundo fechado se rompe quando um de seus alunos (Benoit Magimel) se envolve com ela.

Uma atmosfera de melancolia envolve todo filme. Nada se salva nesta descrição de personagens que perdem as qualidades humanas. A única beleza está na música, mas em volta dela tudo se decompõe; todos somos perversos, todos acabamos sendo desprezíveis, parece dizer o autor.

AFP

mais notícias
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved