Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Diretor francês esnoba Festival de Cinema de Cannes

Quinta, 10 de maio de 2001, 10h50

Enquanto a maioria dos cineastas poderia cometer um assassinato para ter um de seus filmes em Cannes, um diretor de cinema francês esnobou o renomado festival.

A fantasia de US$ 10,3 milhões Jean-Pierre Jeunet, Amelie de Montmartre, deveria ser exibida ao ar livre na Riviera francesa em 13 de maio, mas o evento foi suspenso de repente.

Jornais franceses acreditam que a razão da desistência é simples -- Jeunet está se vingando do fato de Cannes não ter colocado sua produção na lista dos filmes em competição pela Palma de Ouro.

Amelie estreou na França na semana passada, arrecadando mais de US$ 6 milhões em sua primeira semana de exibição, obrigando a distribuidora a enviar mais cópias para outros cinemas em todo o país.

O Festival de Cannes costuma brandir a bandeira francesa e tem exibido regularmente filmes nacionais que são vilipendiados pela crítica, mas têm um bom resultado nas bilheterias.

Autoridades do festival secretamente admitiram que deveriam ter dado uma chance ao filme de Jeunet. O cineasta, que dirigiu o filme de ficção-científica Alien -- A Ressureição, decidiu lançar o filme antes do festival de cinema e deixar o público decidir se os organizadores do festival estavam certos ou errados ao deixar seu longa-metragem fora da competição oficial.

Reuters

mais notícias
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved