Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Van Damme é mestre dos filmes de ação há mais de 15 anos

Segunda, 07 de maio de 2001, 18h47

O astro belga Jean-Claude Van Damme nasceu em 18 de outubro de 1960. Seu nome é um dos mais conhecidos do gênero de ação e, há quinze anos, tem sobrevivido a vários desafios. Entre eles, o assédio da imprensa, que sempre deu ampla cobertura aos escândalos envolvendo sua vida pessoal.

Sua primeira aparição nas telas foi em 1984, fazendo uma ponta no filme francês Rue Barbare. Em 17 anos de carreira participou de 30 filmes, muitos deles sucessos de do gênero como: O Grande Dragão Branco, Kickboxer, Street Fighter e Soldado Universal.

Van Damme já enfrentou papéis complexos e até realizou um filme como diretor, Desafio Mortal (The Quest, 1996). Ele também escreveu, produziu e coreografou alguns de seus filmes, como aconteceu em Duplo Impacto, o que demonstra que, além de um amante das artes marciais, o ator também participa ativamente da realização dos filmes.

Depois de ser campeão de caratê e dublê no filme de Chuck Norris Braddock - O Super-Comando, Van Damme foi descoberto em 1985, quando interpretou o opositor russo em Retroceder Nunca, Render-se Jamais.

Mas, sua grande chance aconteceu em 1988 com o megasucesso de O Grande Dragão Branco, no qual interpretou a lenda das artes marciais Frank Dux, o mesmo Dux que abriu um processo contra Van Damme e perdeu.

O lutador alegou ter colaborado em DEsafio Mortal e nada ter levado dos lucros. O começo da década de 90 foi intensa para Van Damme, com grandes sucessos como Soldado Universal (1992), O Alvo (1993), dirigido pelo chinês John Woo, e Timecop (1994).

Desde então, foi visto em vários outros filmes, como Morte Súbita (1995), Golpe Fulminante (1998), no qual foi dirigido novamente por Tsui Hark, e Legionário (1998).

Curiosidade
Muitas das cenas de luta de seus filmes não são produzidas nos EUA mas, na maioria das vezes, no Canadá, para evitar processos legais, já que apresentam cenas de intensa violência.

Redação Terra

mais notícias
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved