Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
Drama/Documentário
título O Sonho de Rose - 10 anos depois
título original O Sonho de Rose - 10 anos depois
diretor Tetê Moraes
nossa opinião
ano 2000
país de origem Brasil
duração 92 min
língua Português
cor Cor
som
classificação
elenco Narração de Lucélia Santos
site oficial não cadastrado
 
Resenha
Foto: Divulgação
"O Sonho de Rose" mostra assentamento anos depois da ocupação
O Sonho de Rose atualiza trajetória dos sem-terra

A jornalista e diretora Tetê Moraes registra o assentamento de sem-terras mais de dez anos depois de filmar Terra para Rose, premiado documentário sobre a ocupação de um latifúndio no Rio Grande do Sul, na Fazenda Annoni, por um grupo de lavradores rurais que inspirariam a criação do Movimento dos Sem-Terra (MST).

  • Veja trailer do filme

    Foi em 1985 a primeira vez que a diretora realizou contato com os ocupantes da fazenda. O Sonho de Rose segue a trilha de Terra para Rose. O documentário conta como estão as 1.500 famílias de agricultores que participaram da primeira ocupação de terra improdutiva no Brasil. "Não era minha intenção fazer uma continuação, mas, com o crescimento do MST, além da minha curiosidade sobre o destino daquelas pessoas, me convenci a voltar ao local."

    Tetê parte de histórias pessoais para montar a trajetória do grupo: alguns abandonaram o MST no meio do caminho, outros foram bem-sucedidos com suas cooperativas. É especialmente interessante descobrir o destino da família de Rose, mulher que participou da ocupação da Fazenda Annoni, em 1985, com o marido, e teve um destino trágico: depois de ter um filho, o primeiro bebê nascido no acampamento, Rose foi atropelada por um caminhão, acidente que depois foi apurado como criminoso.

    "Curiosamente, a família dela não ficou no assentamento: o marido, desanimado, perambulou desempregado, com os filhos", conta Tetê. "A filmagem de O Sonho de Rose, porém, motivou uma discussão entre os próprios personagens do filme, que buscaram uma solução até que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), recentemente, decidisse assentar a família de Rose."

    Captado em Beta, o filme foi transferido para película. Foi com a ajuda dos amigos e parcerias que a diretora conseguiu realizar o longa, cujo orçamento já era reduzidíssimo. Um dos destaques do filme é a trilha sonora de Chico Buarque de Holanda que, depois de assistir ao vídeo, aceitou o pedido da diretora de regravar a canção Assentamento.

    Luciana Rocha/ Redação Terra

  •  
     
    Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
    Todos os direitos reservados. All rights reserved


    Se você já viu esse filme, dê sua nota:
    Resultados