Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
Drama
título Mentiras
título original Gojitmal
diretor Jang Sun Woo
nossa opinião
ano 1999
país de origem Coréia do Sul
duração 112 min
língua Coreano
cor Cor
som Dolby SR
classificação 18 anos
elenco Lee Sang Hyun, Kin Tea Yeon, Jeon Hye Jim, Choi Hyun Joo
site oficial não cadastrado
 
Resenha
Divulgação
Mentiras traz dor e flagelo numa história de sexo e amor


O cinema oriental causa certo estranhamento aos olhos do público do ocidente. Por mais que já se tenham realizado cenas marcantes, o cinema do lado deste lado do planeta ainda não conseguiu retratar a quietude, solidão e silêncio arrebatadores, tão presente em filmes coreanos, japoneses e chineses.

Mentiras, do coreano Jang Sun Woo é uma destas produções que fará grande parte do público deixar o cinema indignado, soltando palavras de revolta que refletem, na verdade, o grande desentendimento e falta de sensibilidade àquilo que se vê.

Mentiras conta uma história de amor. Não um amor comum e feliz como o que o cinema estiliza e retrata na maior parte de seu tempo, mas um amor absurdo e sem esperança, cheio de dor, flagelo e açoites.

Jang Sun Woo conta a relação entre uma garota de 18 anos e um escultor de 38 anos. No primeiro encontro, ela entregua a sua virgindade a ele. No segundo, o sexo se torna mais intenso. No terceiro, ele traz um chicote. Neste relacionamento obsessivo e sádico, a violência torna-se elemento central da trama. A vida dos dois converte-se em um trajetória sem rumo, atolada no sexo forte e doentio.

Chega a ser devastadora a forma como o diretor direciona o público ao ato de amor dos personagens, que passam a viver de motel em motel, apenas para satisfazer o desejo sexual que os consome. Segundo Jang Sun Woo, essa também é uma história sobre o sonho de viver, comer e transar, sem ter de trabalhar. "A ortodoxia social prega que todo mundo tem direito a trabalhar e ter uma vida decente, por isso me diverte muito mostrar um ponto de vista contrário", revela o diretor.

Jang Sun Woo nasceu em Seul, em 1952, e é um dos mais aclamados diretores da Coréia. Realizou filmes de sucesso internacional, como Hwa-om-Kyung, de 1993, Kyotip, de 1996, e Nappun Yeonghwa, de 1997. Seu trabalho combina diferentes estilos de direção e aborda temas dramáticos e controversos.

Luciana Rocha

 
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved


Se você já viu esse filme, dê sua nota:
Resultados