Clique aqui para download da foto em alta resolução

Terça, 15 de março

Dj Dolores

Depois do projeto Orchestra Santa Massa, DJ Dolores (A.K.A. Helder Aragão) continua em busca da batida perfeita com sotaque brasileiro. Dessa vez, Dolores cria uma zona de confluência entre as várias expressões da tradição musical urbana do norte / nordeste do país, revistos sob a ótica da eletrônica. O nome Aparelhagem é uma expressão popular, tipicamente brasileira, para definir um sound system. Nesse novo projeto, destacam-se os metais de acento nordestino, melancólicos como velhos temas de reggae, guitarras limpas, plugadas on line, percussão, sintetizadores vintages e laptop.

DJ Dolores entende que o termo "eletrônica" define um modo de produção, de instrumentação, não uma estética final. Diante desse argumento, sente-se livre para se apropriar e reinterpretar toda a rica tradição musical brasileira, dinâmica por natureza, que vem se transformando rapidamente através do contato com os meios de comunicação, as novas tecnologias, e as próprias perspectivas históricas oferecidas pelo mundo contemporâneo.
DJ Dolores lançou seu primeiro disco em 1997, mas já atuava nas pistas de dança do Recife em 1989, na então embrionária cena Manguebeat.

De lá até os dias de hoje, compôs várias trilhas para cinema (O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas, Narradores de Javé ...), dança (Desatino do Norte, com o Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo, Versão ao Vivo, com Peter Diezt ...) e teatro (A Máquina, de João Falcão). Seu trabalho tem sido constantemente premiado por público (Melhor DJ de Beats/Black Music no Troféu Noite Ilustrada, em 2003) e crítica (Prêmio Multicultural Estadão, Troféu Hangar, BBC Awards, na categoria Global Club) e desde 2000, frequenta o circuito europeu de clubes e festivais, tendo realizado em 2003, com a Orchestra Santa Massa, uma turnê de 34 shows entre Europa e Estados Unidos além de tocar nas principais cidades brasileiras. Em 2004, a banda DJ Dolores: Aparelhagem realizou uma grande turnê que passou por 14 países, incluindo lugares como Turquia, Eslovênia, Macedônia e outros.