As histórias
A produção de O Vôo Final de Osiris
Inspirado na ação visionária e na narrativa inovadora do filme Matrix , O Vôo Final de Osiris é um curta-metragem de 11 minutos com imagens geradas por computação gráfica (CGI) que serve como uma introdução explosiva para Matrix Reloaded .
Uma espetacular fusão de animação em CGI e "anime", é um dos nove curta-metragens que compõem Animatrix , uma coleção de histórias com visual arrebatador, que vai mais fundo no mundo atordoante de Matrix e dos personagens que o habitam. Animatrix foi concebido pelos irmãos Wachowski, criadores da trilogia Matrix , que também escreveram o roteiro de quatro dos nove episódios, incluindo O Vôo Final de Osiris .
Com a série Animatrix , os irmãos Wachowski homenageiam o gênero de desenhos japoneses conhecido como "anime", contando com o talento para a direção dos mais renomados realizadores de "anime" do mundo.
Para dirigir O Vôo Final de Osiris , os Wachowski convocaram Andy Jones, diretor do inovador filme em CGI Final Fantasy . "Este filme é um hÃbrido entre Matrix Reloaded , o jogo Enter the Matrix e os outros filmes em 2-D que estão sendo criados para Animatrix ", diz Jones sobre O Vôo Final... .
"A visão dos irmãos Wachowski para Matrix vai além da trilogia do cinema, e o mundo que criaram é tão rico que escolhemos contar todas essas histórias interligadas e relacionadas a Matrix através de meios diversos", declara Joel Silver, produtor da trilogia Matrix . E acrescenta: "Animatrix leva os fãs para além das fronteiras da tela de cinema, para o rico universo de Matrix , apresentando novos personagens e cenários que aprofundam a mitologia e oferecem ainda mais diversão".
Silver continua: "O Vôo Final de Osiris , em particular, funciona como o capÃtulo 1.5 na trilogia Matrix , conduzindo os fãs numa jornada eletrizante através dos acontecimentos que se seguem a Matrix e que têm impacto direto sobre a história contada no videogame Enter the Matrix . Este encadeamento de eventos dá inÃcio a Matrix Reloaded . Não é fundamental que os fãs assistam a O Vôo Final... ou joguem Enter the Matrix para apreciarem Matrix Reloaded , mas a ida ao cinema será bem mais divertida e eles poderão compreender melhor o universo de Matrix ".
O diretor Andy Jones desenvolveu um visual para O Vôo Final... influenciado pelo design dos filmes da série Matrix e se valeu da tecnologia que ajudou a desenvolver na realização de Final Fantasy , o primeiro filme de animação 100% gerada por computação gráfica, com personagens que se assemelham nos mÃnimos detalhes aos seres humanos.
Os personagens ricos em detalhes e os ambientes que compõem O Vôo Final... possuem um visual tão realista que o público poderá pensar que as imagens foram filmadas como parte da produção dos filmes da série Matrix . "As melhorias mais significativas que fizemos em nossa tecnologia de animação em CGI na criação de personagens virtuais para O Vôo Final... dizem respeito aos rostos e corpos dos personagens", revela Andy Jones. E completa: "Em Final Fantasy tÃnhamos muita roupa cobrindo os personagens o tempo todo, mas em O Vôo Final... precisávamos ver a pele e os músculos se movendo. Tentamos aperfeiçoar a técnica mais do que qualquer um já tinha feito".
Andy Jones atribui a Steve Geisler, chefe de composição de personagens do projeto, a aparência tão próxima da realidade dos protagonistas Thadeus e Jue. "Steve moldou os rostos do zero, em vez de se basear em imagens escaneadas do rosto de um modelo, como fizemos em Final Fantasy ", esclarece Jones. E acrescenta: "Também aperfeiçoamos a animação dos rostos, o que resultou num visual mais autêntico da pele e do suor".
Jones e sua equipe também utilizaram uma técnica de iluminação inovadora no filme para alcançar uma luz que reproduz com muita semelhança uma fonte de luz da vida real. Conforme explica Jones: "A iluminação é a chave e provavelmente um dos elementos mais importantes do filme. A luz gerada por computador não atua da forma correta, pois os computadores são lentos para captar todo o equilÃbrio e a sombra da vida real, em que há uma variedade de sombras impossÃvel de imitar. Antes de criarmos nossa fonte de luz para o filme, definimos onde querÃamos luz e a seguir criamos raios de luz que saem desse ponto".
Os realizadores tiveram de enfrentar outro desafio: criar a frota de sentinelas, as naves de perseguição e destruição que circulam violentamente pelo filme em grande quantidade. Um sistema especial de "flocking" foi usado para gerar as máquinas futuristas, que demandaram muito tempo devido à sua geometria, sua quantidade e pelo fato de serem efeitos muito avançados.
À medida que surgiam dúvidas em relação à história e o design no decorrer da produção, Andy Jones consultava os irmãos Wachowski, criadores de Matrix e da ousada experiência narrativa num "universo partilhado", Animatrix . "Sempre tive uma sensação bastante estranha em nossas reuniões com os Wachowski – eles pensaram em todos os pormenores em Matrix , até mesmo no que aconteceu centenas de anos antes de o primeiro filme começar", observa o produtor de Animatrix , Michael Arias. E ele completa: "Algumas das conversas com os diretores de 'anime' pareciam palestras de Stephen Hawking sobre a natureza do universo. Não estavam sendo didáticos, eles realmente analisaram esse universo de todos os ângulos".
O Vôo Final... foi realizado nas instalações da Square USA em Honolulu, e foi necessário mais de um ano para ser finalizado. Um grupo de 45 animadores e outros profissionais trabalharam no projeto, incluindo o chefe da animação Matt Hackett, responsável pela animação da personagem Jue, e o diretor de arte Tani Kunataki, desenhista dos storyboards, que trabalhou bem de perto com os irmãos Wachowski.
A Warner Home Video e a Village Roadshow Pictures vão lançar Animatrix no Brasil em VHS e DVD em 3 de junho, entre o lançamento nos cinemas de Matrix Reloaded (23 de maio) e Matrix Revolutions (lançamento programado para novembro de 2003). Antes do lançamento de Animatrix , O Vôo Final de Osiris irá acompanhar a estréia do thriller sobrenatural O Apanhador de Sonhos , da Castle Rock Entertainment e da Village Roadshow Pictures, com estréia em 18 de abril.
Veja também