Cinema & DVD Animatrix As histórias



Capa de Animatrix
O filme
O DVD
Trailer
Galeria de fotos
Promoção
Compre aqui o DVD

Sites Relacionados

Diversão
Cinema & DVD
Matrix Reloaded
Enter The Matrix
As histórias
A produção de O Vôo Final de Osiris

Inspirado na ação visionária e na narrativa inovadora do filme Matrix, O Vôo Final de Osiris é um curta-metragem de 11 minutos com imagens geradas por computação gráfica (CGI) que serve como uma introdução explosiva para Matrix Reloaded.

Uma espetacular fusão de animação em CGI e "anime", é um dos nove curta-metragens que compõem Animatrix, uma coleção de histórias com visual arrebatador, que vai mais fundo no mundo atordoante de Matrix e dos personagens que o habitam. Animatrix foi concebido pelos irmãos Wachowski, criadores da trilogia Matrix, que também escreveram o roteiro de quatro dos nove episódios, incluindo O Vôo Final de Osiris.

Com a série Animatrix, os irmãos Wachowski homenageiam o gênero de desenhos japoneses conhecido como "anime", contando com o talento para a direção dos mais renomados realizadores de "anime" do mundo.

Para dirigir O Vôo Final de Osiris, os Wachowski convocaram Andy Jones, diretor do inovador filme em CGI Final Fantasy. "Este filme é um híbrido entre Matrix Reloaded, o jogo Enter the Matrix e os outros filmes em 2-D que estão sendo criados para Animatrix", diz Jones sobre O Vôo Final....

"A visão dos irmãos Wachowski para Matrix vai além da trilogia do cinema, e o mundo que criaram é tão rico que escolhemos contar todas essas histórias interligadas e relacionadas a Matrix através de meios diversos", declara Joel Silver, produtor da trilogia Matrix. E acrescenta: "Animatrix leva os fãs para além das fronteiras da tela de cinema, para o rico universo de Matrix, apresentando novos personagens e cenários que aprofundam a mitologia e oferecem ainda mais diversão".

Silver continua: "O Vôo Final de Osiris, em particular, funciona como o capítulo 1.5 na trilogia Matrix, conduzindo os fãs numa jornada eletrizante através dos acontecimentos que se seguem a Matrix e que têm impacto direto sobre a história contada no videogame Enter the Matrix. Este encadeamento de eventos dá início a Matrix Reloaded. Não é fundamental que os fãs assistam a O Vôo Final... ou joguem Enter the Matrix para apreciarem Matrix Reloaded, mas a ida ao cinema será bem mais divertida e eles poderão compreender melhor o universo de Matrix".

O diretor Andy Jones desenvolveu um visual para O Vôo Final... influenciado pelo design dos filmes da série Matrix e se valeu da tecnologia que ajudou a desenvolver na realização de Final Fantasy, o primeiro filme de animação 100% gerada por computação gráfica, com personagens que se assemelham nos mínimos detalhes aos seres humanos.

Os personagens ricos em detalhes e os ambientes que compõem O Vôo Final... possuem um visual tão realista que o público poderá pensar que as imagens foram filmadas como parte da produção dos filmes da série Matrix. "As melhorias mais significativas que fizemos em nossa tecnologia de animação em CGI na criação de personagens virtuais para O Vôo Final... dizem respeito aos rostos e corpos dos personagens", revela Andy Jones. E completa: "Em Final Fantasy tínhamos muita roupa cobrindo os personagens o tempo todo, mas em O Vôo Final... precisávamos ver a pele e os músculos se movendo. Tentamos aperfeiçoar a técnica mais do que qualquer um já tinha feito".

Andy Jones atribui a Steve Geisler, chefe de composição de personagens do projeto, a aparência tão próxima da realidade dos protagonistas Thadeus e Jue. "Steve moldou os rostos do zero, em vez de se basear em imagens escaneadas do rosto de um modelo, como fizemos em Final Fantasy", esclarece Jones. E acrescenta: "Também aperfeiçoamos a animação dos rostos, o que resultou num visual mais autêntico da pele e do suor".

Jones e sua equipe também utilizaram uma técnica de iluminação inovadora no filme para alcançar uma luz que reproduz com muita semelhança uma fonte de luz da vida real. Conforme explica Jones: "A iluminação é a chave e provavelmente um dos elementos mais importantes do filme. A luz gerada por computador não atua da forma correta, pois os computadores são lentos para captar todo o equilíbrio e a sombra da vida real, em que há uma variedade de sombras impossível de imitar. Antes de criarmos nossa fonte de luz para o filme, definimos onde queríamos luz e a seguir criamos raios de luz que saem desse ponto".

Os realizadores tiveram de enfrentar outro desafio: criar a frota de sentinelas, as naves de perseguição e destruição que circulam violentamente pelo filme em grande quantidade. Um sistema especial de "flocking" foi usado para gerar as máquinas futuristas, que demandaram muito tempo devido à sua geometria, sua quantidade e pelo fato de serem efeitos muito avançados.

À medida que surgiam dúvidas em relação à história e o design no decorrer da produção, Andy Jones consultava os irmãos Wachowski, criadores de Matrix e da ousada experiência narrativa num "universo partilhado", Animatrix. "Sempre tive uma sensação bastante estranha em nossas reuniões com os Wachowski – eles pensaram em todos os pormenores em Matrix, até mesmo no que aconteceu centenas de anos antes de o primeiro filme começar", observa o produtor de Animatrix, Michael Arias. E ele completa: "Algumas das conversas com os diretores de 'anime' pareciam palestras de Stephen Hawking sobre a natureza do universo. Não estavam sendo didáticos, eles realmente analisaram esse universo de todos os ângulos".

O Vôo Final... foi realizado nas instalações da Square USA em Honolulu, e foi necessário mais de um ano para ser finalizado. Um grupo de 45 animadores e outros profissionais trabalharam no projeto, incluindo o chefe da animação Matt Hackett, responsável pela animação da personagem Jue, e o diretor de arte Tani Kunataki, desenhista dos storyboards, que trabalhou bem de perto com os irmãos Wachowski.

A Warner Home Video e a Village Roadshow Pictures vão lançar Animatrix no Brasil em VHS e DVD em 3 de junho, entre o lançamento nos cinemas de Matrix Reloaded (23 de maio) e Matrix Revolutions (lançamento programado para novembro de 2003). Antes do lançamento de Animatrix, O Vôo Final de Osiris irá acompanhar a estréia do thriller sobrenatural O Apanhador de Sonhos, da Castle Rock Entertainment e da Village Roadshow Pictures, com estréia em 18 de abril.

Veja também

Quem são os realizadores de O Vôo Final de Osiris
O trailer de Animatrix
 


 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade