PUBLICIDADE

VW vai reduzir produção de Saveiro e Nivus por falta de chips

Pela falta de semicondutores, fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) vai reduzir a produção em até 24% a partir de julho

23 jun 2022 10h33
ver comentários
Publicidade
VW vai reduzir a produção de Saveiro e Nivus por falta de chips
VW vai reduzir a produção de Saveiro e Nivus por falta de chips
Foto: VW/Divulgação

Uma das montadoras mais afetadas pela falta de semicondutores, a Volkswagen vai reduzir a produção na fábrica de Anchieta a partir de julho. A fábrica em São Bernardo do Campo (SP) produz atualmente os modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro. Por conta da falta de componentes como os semicondutores, a redução da produção será de 24%. As informações são do site Automotive Business.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, a medida será efetivada a partir do dia 7 de julho, dia que marca o retorno de parte dos funcionários que entrarão em um período de férias coletivas de 10 dias. Ainda segundo o sindicato, a medida está assegurada pelo acordo válido por cinco anos firmado com a montadora. A decisão foi comunicada aos trabalhadores em assembleias internas.

Fábrica da Volkswagen produz os modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro
Fábrica da Volkswagen produz os modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro
Foto: VW/Divulgação

“A Volks queria parar um turno, nós negociamos para, ao invés disso, reduzir a jornada e manter os turnos funcionando, o que diminui o impacto na cadeia de produção, nos fornecedores e, sobretudo, nos terceiros que não têm o mesmo acordo que os trabalhadores na Volks", afirmou Wellington Messias Damasceno, que é diretor administrativo do sindicato e representante na Volkswagen.

A medida tem percentual de redução de 24% na jornada de trabalho e de 12% nos salários, sendo cinco dias a menos de trabalho. No total, a fábrica paulista conta com um quadro com aproximadamente 8,2 mil funcionários. Vale lembrar que a falta de componentes como os semicondutores vem afetando diferentes montadoras no Brasil e no mundo. Dentre as soluções para esse problema, algumas marcas chegam a cortar alguns equipamentos de série ou a suspender a produção temporariamente.

Volkswagen Virtus também terá produção reduzida em julho
Volkswagen Virtus também terá produção reduzida em julho
Foto: VW/Divulgação

Somente nos últimos dois meses, a mesma fábrica da Volkswagen teve a produção suspensa por algumas semanas por conta da falta de componentes para a produção. Além disso, outras fábricas da montadora alemã no Brasil também tiveram as atividades afetadas anteriormente este ano, como a unidade de Taubaté (SP) – que atualmente produz o Gol e Voyage –  e a de São José dos Pinhais (PR), que fabrica o SUV T-Cross.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade