PUBLICIDADE

Volkswagen Polo 2023 é flagrado de novo em testes no Brasil

Previsto para estrear no segundo semestre deste ano, novo Volkswagen Polo reestilizado terá diferenças de design em relação ao Polo europeu

16 mai 2022 11h04
ver comentários
Publicidade
Novo Volkswagen Polo em testes no Brasil
Novo Volkswagen Polo em testes no Brasil
Foto: Reprodução/Mentiras Automotivas/Arthur Grolla

Cada vez mais perto do lançamento, o novo Volkswagen Polo foi flagrado novamente em testes no Brasil. Previsto para estrear no terceiro trimestre deste ano, o hatch compacto teve novas imagens publicadas pelo perfil Mentiras Automotivas no Instagram (@mentirasautomotivas), e são de autoria de Arthur Grolla. Um dos lançamentos mais aguardados de 2022, o novo Polo brasileiro terá novidades por dentro e por fora.

Por fora, a versão brasileira do modelo deve acompanhar parte das mudanças do Polo europeu, que tem visual inspirado na oitava geração do Golf. Na dianteira, os faróis terão contornos irregulares e nova assinatura visual em LED, enquanto a grade terá uma barra horizontal luminosa em algumas versões. Os para-choques também são novos, e terão novas entradas de ar com design inspirado no Golf.

Novo Polo brasileiro terá design frontal do hatch europeu
Novo Polo brasileiro terá design frontal do hatch europeu
Foto: VW/Divulgação

Na lateral, a única novidade devem ser novas opções de rodas de liga-leve nas versões mais caras e calotas com novo design nas opções de entrada. Já na traseira, o flagra divulgado nesta semana praticamente confirma os rumores de que o novo Polo brasileiro deve seguir um caminho diferente do hatch europeu, que ganhou novas lanternas de led que invadem a tampa do porta-malas.

Nas imagens divulgadas, é possível perceber que o novo Polo brasileiro deve manter as peças com formato atual, ganhando apenas novos elementos internos e disposição de luzes diferentes. Com isso, a tampa do porta-malas será a mesma do modelo vendido atualmente. Apesar disso, o hatch nacional deve ganhar o mesmo para-choque do Polo europeu, que conta com um aplique que simula saídas duplas de escapamento. 

Novo flagra confirma que Polo nacional terá traseira diferente do hatch europeu
Novo flagra confirma que Polo nacional terá traseira diferente do hatch europeu
Foto: Reprodução/Mentiras Automotivas/Arthur Grolla

Além disso, outra novidade será a aplicação do nome do carro, que passa a ser localizado abaixo do novo logotipo da Volkswagen, de forma centralizada. Por dentro, rumores indicam que o Polo reestilizado pode ganhar novos materiais de acabamento mais refinados, com superfícies sensíveis ao toque. Além disso, o modelo ganhará o mesmo volante do Nivus e painel de instrumentos digital em todas as versões. 

Polo europeu: lanternas diferentes do futuro hatch brasileiro
Polo europeu: lanternas diferentes do futuro hatch brasileiro
Foto: VW/Divulgação

As versões de entrada devem trazer tela de 8’’. Já as topo de linha continuam com o Active Info Display, que tem tela de 10,25”. A central multimídia será a VW Play de 10,1’’, que deve ganhar novos recursos de conectividade. Em relação aos itens de segurança, o novo Volkswagen Polo vai ganhar airbags de cortina, além de piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência de série. Todos esses itens já são oferecidos no Nivus e T-Cross, que derivam do hatch.

Novo Volkswagen Polo deve ganhar volante do Nivus
Novo Volkswagen Polo deve ganhar volante do Nivus
Foto: VW/Divulgação

Sob o capô, o novo Volkswagen Polo deve manter os atuais motores 1.0 TSI de 128 cv e o 1.4 TSI de 150 cv, sempre com câmbio automático de 6 marchas. De acordo com informações do site Mobiauto, as versões de entrada do hatch também podem trazer o 1.0 turbo com uma programação semelhante à que era oferecida no finado Up. No hatch, o motor oferecia até 105 cv de potência e 165 Nm de torque. Essa versão poderia contar com câmbio manual de 5 marchas e faria até 17 km/l com gasolina na estrada. 

Já o atual motor 1.0 flex aspirado de 84 cv deve ser exclusivo do ainda inédito Polo Track, que deve chegar ao mercado até o início do ano que vem. Com o fim da produção do Gol previsto para o quarto trimestre deste ano, o Polo Track será carro mais em conta da montadora alemã no Brasil. Ele será uma versão simplificada do Polo atual, com algumas diferenças pontuais de design.

Volkswagen Polo Track será o carro mais barato da marca no Brasil
Volkswagen Polo Track será o carro mais barato da marca no Brasil
Foto: VW / Divulgação

Caso a falta de semicondutores não adie novamente os planos da Volkswagen, o novo Polo deve estrear ao mercado em meados de julho ou agosto. Junto dele ou alguns meses depois, também chegará o novo sedã Virtus, que terá design diferente do hatch. Na dianteira, o novo sedã deve trazer os faróis de LED do Nivus, assim como uma grade frontal menor. As mudanças devem seguir parte do design apresentado na Índia em março deste ano.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade