PUBLICIDADE

Preview Cadillac Lyriq | Testamos o SUV elétrico de luxo nos Estados Unidos

Nem mesmo a famosa marca de carros de luxo norte-americana escapou da eletrificação e conferimos de perto seu primeiro modelo 100% elétrico... e gostamos

5 ago 2022 - 12h15
(atualizado às 14h18)
Ver comentários
Publicidade

Ter um Cadillac segue sendo o sonho de muitos moradores e entusiastas de carros nos Estados Unidos. São carros essencialmente luxuosos e que prezam, acima de tudo, pelo prazer em dirigir, conforto absoluto e, nos últimos tempos, pelo que há de melhor em tecnologia e segurança.

A indústria automotiva caminha para a eletrificação e a General Motors, dona da Cadillac, já anunciou investimentos da ordem de US$ 35 bilhões em carros elétricos e autônomos. Parte desses recursos foi para a criação da plataforma Ultium, que dará vida a modelos ainda mais modernos e eficientes, como é Cadillac Lyriq, primeiro carro 100% zero emissão da marca de luxo.

O Canaltech foi até o campo de testes da GM em Milford, nos arredores de Detroit, estado de Michigan/EUA, para conhecer de perto o Cadillac Lyric, o SUV elétrico de luxo que promete ser distópico e um divisor de águas para a marca daqui para frente.

Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Foto: Canaltech

Cadillac Lyric: Primeiras impressões

O primeiro contato com o Cadillac Lyriq não foi na pista, mas sim no centro técnico da GM, em Warren, também pertinho de Detroit. Ali, estava exposto um protótipo real do carro, mas que nos ajudou a ter uma dimensão do que esse carro significa em termos de design de produto e conceito.

Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Foto: Canaltech

O Lyriq (lírio, em inglês), é um crossover coupé, que mescla esportividade e elegância. Sua grade frontal tem muitas luzes e se sobressai quando está próxima a outros carros, dando um ar de futurismo, mas sem ser muito chamativa — afinal, estamos falando de um Cadillac. As rodas são de 21 polegadas e fazem um bom casamento com a traseira, mais quadradona e filetada com elementos cromados e em LED.

Tudo isso ajuda na hora de dirigir, pois o Lyriq tem um balanço parecido de um sedã, mesmo sendo um SUV. A tocada é agradável e os 340cv despejados pelas rodas traseiras garantem um desempenho elogiável, mesmo para um bólido de quase 2 toneladas.

Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Foto: Canaltech

Entretanto, o que mais impressionou no Lyriq foi seu interior extremamente luxuoso e bem pensado. Assim que entramos no veículo, somos recepcionados por uma tela única de 33 polegadas, que abriga o cluster com as informações de velocidade e navegação com a central multimídia, munida com o Android Automotive nativo.

A tela é full HD e tem tudo o que se possa imaginar de apps de conforto e entretenimento, já que podemos acessar a Play Store, a loja de aplicativos do Google. Além disso, o Lyriq é equipado com um vasto conjunto de recursos autônomos de direção e sistemas de segurança exclusivos, como um detector de adolescentes ao volante, que deixa o carro mais manso.

Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Foto: Canaltech

O Super Cruise, presente também no Chevy Bolt EUV, aqui faz ultrapassagens e muda de faixa se ele entender que é necessário, elevando o patamar de direção autônoma do Cadillac Lyriq para o nível 3. Há, também, mimos como um retrovisor que usa câmera HD traseira, sensor de pedestres lateral e luzes coreografadas.

Ainda falando do interior, o acabamento e o conforto a bordo são o que esperamos de um verdadeiro Cadillac. Silêncio da cabine à parte, tudo é muito bem pensado para dar aos ocupantes uma experiência prazerosa, como se fosse um lounge de primeira classe. Coisa fina demais.

Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Foto: Canaltech
Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Foto: Canaltech
Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Foto: Canaltech
Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Foto: Canaltech
Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Foto: Canaltech
Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Foto: Canaltech
Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Foto: Canaltech
Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Foto: Canaltech

Cadillac Lyriq: Vem para o Brasil?

O Cadillac Lyriq está em pré-venda nos Estados Unidos pelo preço inicial de US$ 69.990, ou R$ 365 mil, na conversão direta. É um preço interessante, se não considerarmos os impostos e mais encargos. O Canatech apurou que sua vinda ao Brasil não está cogitada neste momento, mas também não foi descartada, já que a empresa deve, em um primeiro momento, apostar em outros modelos, como o próprio Bolt e o Blazer EV.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Publicidade
Publicidade