PUBLICIDADE

Novo Porsche 911 GT3 RS é feito em fibra de carbono e está ainda mais rápido

Nova geração de um dos esportivos mais clássicos do mundo segue sendo, também, o carro com aspiração natural mais rápido da atualidade. Veja o que muda

17 ago 2022 - 18h16
(atualizado às 19h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A Porsche acaba de anunciar a chegada da nova geração do Porsche 911 GT3 RS, versão mais apimentada de um de seus principais esportivos atualmente. Segundo a montadora de Stuttgart, o bólido está mais rápido graças a algumas modificações em termos de aerodinâmica e tecnologia, que fizeram seu conhecido motor aspirado falar mais alto.

Segundo a marca, a principal mudança pode ser vista no radiador central, agora posicionado onde comumente ficavam os porta-malas nas antigas versões. O capô entrega as novas saídas de ar e o nariz do bólido com um novo posicionamento garante que novos elementos pudessem ser instalados.

Além disso, pela primeira vez em um veículo de produção da Porsche, a borda superior da asa traseira é mais alta que o teto do carro. Além disso, a frente do 911 GT3 RS não tem mais spoiler dianteiro, mas sim um divisor dianteiro que divide o ar que flui por cima e por baixo. As lâminas laterais direcionam o ar com precisão para fora. A ventilação do arco da roda dianteira é fornecida através de aberturas com persianas nas asas dianteiras.

Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech

Segundo a montadora, o ajuste do aerofólio traseiro pode ser feito de dentro do cockpit, bem como da suspensão e dos amortecedores, graças aos diferentes modos de condução. Em sua velocidade máxima, o Porsche 911 GT3 RS tem 860kg a menos de downforce do que a geração anterior, muito em função de suas inúmeras possibilidades de customização no campo aerodinâmico.

Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech

Além de toda essa tecnologia empregada no design, o novo Porsche 911 GT3 RS é construído em fibra de carbono, o que lhe garante um peso vantajoso: apenas 1.450 kgs. Algo que certamente torna o bólido mais leve é o seu interior, que é muito bem acabado, mas dispensa o uso de muitos apetrechos de conectividade. Pelas imagens, não é possível ver a central multimídia vista em outros modelos da marca, como o Taycan e o Panamera.

Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech
Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech
Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech
Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech
Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech
Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech
Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech
Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech
Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech
Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech
Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech
Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech
Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech
Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech
Novo Porsche 911 GT3 RS
Novo Porsche 911 GT3 RS
Foto: Canaltech

Porsche 911 GT3 RS: Motor e câmbio

Muitos esperavam que a nova geração do 911 GT3 RS pudesse ser equipada com um câmbio manual, mas a Porsche não quis. Ele vem com um conhecido câmbio automatizado de dupla embreagem com sete velocidades, que ajuda demais o motorzão 4.0 com seis cilindros de 525cv ir de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, com velocidade máxima de 296 km/h.

Segundo a marca, esse é o esportivo de rua mais rápido a utilizar um motor aspirado, ou seja, sem ajuda de turbocompressor.

Porsche 911 GT3 RS: Quanto custa?

Já disponível na Europa, o novo Porsche 911 GT3 RS custa €229.517 ou R$ 1.2 milhão, na conversão direta e sem impostos.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade