PUBLICIDADE

Nova Volkswagen Amarok 2023 ganha data de lançamento

Derivada da nova Ford Ranger, nova geração da picape Volkswagen Amarok vai estrear novo motor V6 e será revelada no dia 7 de julho

17 mai 2022 12h00
ver comentários
Publicidade
Nova geração da Volkswagen Amarok em testes
Nova geração da Volkswagen Amarok em testes
Foto: VW/Divulgação

Falta pouco para conhecermos a nova Volkswagen Amarok. Depois de divulgar inúmeros teasers e fotos do modelo em testes, a montadora alemã confirmou nesta terça-feira (17) que a nova geração da picape será revelada oficialmente no dia 7 de julho. Com design totalmente renovado e proposta premium, a nova Volkswagen Amarok promete ser mais do que uma Ford Ranger com cara diferente.

Apesar disso, o design da nova Amarok já não é um mistério. Isso porque a Volkswagen já divulgou nos últimos meses alguns esboços e renderizações da nova picape média, além de fotos de modelos reais em testes, ainda com camuflagem. A nova geração da picape Amarok terá design inspirado nos SUVs da marca alemã.

Nova Volkswagen Amarok 2023
Nova Volkswagen Amarok 2023
Foto: VW/Divulgação

Na dianteira, a nova Amarok contará com um desenho de linhas retas, com direito a uma fina linha iluminada que conecta a parte superior dos faróis dianteiros com assinatura visual de LED. Logo abaixo, a área da placa terá uma barra preta, enquanto há um aplique cromado na parte inferior do para-choque. Juntas, as peças formam uma espécie de “X”, semelhante ao adotado no Taos.

Já na lateral, os para-lamas da nova Amarok terão linhas musculosas, e também há uma linha marcante que surge nos faróis e segue até o contorno das janelas de trás. As rodas serão de até 21’’. Na traseira, o destaque fica para as lanternas de LED que invadem a lateral. Com formato reto, elas contam com assinatura visual em formato de “C”. Assim como na nova Ford Ranger, a tampa da caçamba traz o nome do modelo escrito em baixo relevo.

Sketch da nova Volkswagen Amarok
Sketch da nova Volkswagen Amarok
Foto: VW / Divulgação

Por dentro, a nova Amarok apostará em um acabamento mais refinado do que o modelo atual. Dentre as novidades, a nova Amarok vai receber diversos elementos já utilizados pelos carros da Volkswagen, como o volante utilizado pelo Nivus, e o painel de instrumentos Active Info Display. Assim como na nova Ranger, a central multimídia terá tela de orientação vertical.

Sob o capô, a nova Amarok terá ao menos um motor a gasolina e até quatro opções de motores a diesel, com quatro ou seis cilindros e cilindrada de 2.0 a 3.0 litros. Dentre as opções, uma delas será um novo motor V6 turbodiesel mais potente do que o atual 3.0 de 258 cv e 580 Nm de torque. O que ainda não se sabe é se esse novo motor tem origem Volkswagen ou Ford. 

Interior da nova Volkswagen Amarok 2023
Interior da nova Volkswagen Amarok 2023
Foto: VW/Divulgação

Dentre as opções de transmissão, a nova Amarok também deve contar com opções de câmbio manual de 6 marchas, além de transmissões automáticas de 6 ou 10 marchas. Também são esperados novos recursos de conectividade, conforto e de segurança, com destaque para sistemas de assistência ao condutor. A nova picape terá versões com cabine simples ou dupla.

Além disso, a Volkswagen também já divulgou algumas informações técnicas a respeito da nova Amarok. De acordo com a montadora alemã, a nova geração da picape mede 5,35 m de comprimento, 10 cm a mais. O entre-eixos será de 3,27 m, com um aumento de 17,5 cm. Segundo a marca, o ganho em dimensões se traduz em mais espaço para as pernas dos passageiros na segunda fileira de assentos.

Nova Volkswagen Amarok terá design de linhas retas inspirado nos SUVs da marca.
Nova Volkswagen Amarok terá design de linhas retas inspirado nos SUVs da marca.
Foto: Volkswagen

A capacidade de carga da nova Amarok será de até 1.200 kg, e a picape poderá puxar reboques de até 3.500 kg. Apesar do aumento do entre-eixos, a Volkswagen destaca que os balanços dianteiro e traseiro serão menores do que os do modelo atual, o que auxilia na capacidade off-road da picape, melhorando os ângulos de entrada e de saída. A nova Amarok também terá versões com tração 4x2 traseira ou 4x4 – integral ou permanente – na Europa. 

Por fim, a Volkswagen revelou que a nova Amarok terá ao menos cinco versões: a opção de entrada se chamará apenas Amarok, e será seguida pelas opções Life, Style, e as inéditas opções topo de linha PanAmericana e Aventura. As duas últimas terão visual diferenciado, sendo a primeira delas com foco Off-Road e a segunda com design esportivo e urbano.

Atual geração da Amarok ganhará novidades na Argentina
Atual geração da Amarok ganhará novidades na Argentina
Foto: VW/Divulgação

Apesar disso, a nova Volkswagen Amarok não deve chegar ao Brasil. Isso porque a nova geração da picape alemã só será produzida na África do Sul, o que inviabilizaria a importação da nova Amarok ao Brasil a preços competitivos. Em seu lugar, a Volkswagen vai investir US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão) para renovar a atual geração feita em General Pacheco (Argentina), que terá novidades em design, segurança e tecnologia para seguir mais alguns anos no mercado latino.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade