PUBLICIDADE

Inverno e dias frios exigem cuidados extras com o carro

Especialistas da Allianz Assistance compartilham algumas dicas importantes de manutenção e conservação dos carros para este período

23 jun 2022 06h00
ver comentários
Publicidade
Inverno e dias frios exigem cuidados extras com o carro
Inverno e dias frios exigem cuidados extras com o carro
Foto: Divulgação

O inverno começou e as baixas temperaturas registradas já no outono pegaram os brasileiros de surpresa. Mesmo em cidades tradicionalmente quentes, as temperaturas despencaram nos últimos dias, chegando a nevar em alguns municípios. Com isso, diversos cuidados precisam ser tomados, entre eles a manutenção dos automóveis. A equipe de especialistas da Allianz Assistance compartilha algumas dicas para este período.

Manutenção de veículos: atenção redobrada no período de frio
Segundo os especialistas, as baixas temperaturas exigem uma atenção redobrada a alguns itens pouco lembrados na manutenção regular dos veículos, que incluem desde o cuidado com peças, como bateria, reservatório de partida frio, velas e cabos de vela. O ideal é que as peças sejam verificadas regularmente, conforme orientações do manual de revisões de cada veículo, contudo, é recomendável uma revisão extra no período de frio intenso.

Pneus devem ser calibrados pelo menos uma vez por semana em dias frios
Pneus devem ser calibrados pelo menos uma vez por semana em dias frios
Foto: Divulgação

Cuidados com os pneus
O ideal é que a calibragem dos pneus seja feita pelo menos uma vez por semana quando o clima estiver gelado. Além disso, deve-se sempre observar o desgaste dos pneus. É possível fazer isso olhando o indicador TWI (Tread Wear Indicator), que é um item obrigatório, presente em todos os pneus e que permite de forma visual observar possíveis desgastes. Assim, é possível verificar o momento ideal de realizar a troca, que deve ser feita um pouco antes de alcançar o limite deste indicador.

Vale lembrar que os pneus são os responsáveis pelo contato do veículo com o solo e consequentemente pela eficiência em contorno de curvas, tração para se movimentar e pela aderência necessária no momento de uma frenagem, seja ela de emergência ou não. Por isso, é muito importante que se faça a inspeção e substituição (caso necessário) dos pneus no período de inverno e chuvas.

Erros mais comuns para evitar durante o inverno
Os especialistas chamam a atenção também para o fato de que no frio é comum que os motoristas mantenham diversos itens do carro ligados ao mesmo tempo, como o limpador de para-brisa, os faróis e o ar quente. Todos estes itens exigem muita eficiência da bateria e alternador do veículo. Logo, é preciso mantê-los em dia. Mas, vale lembrar que procedimentos como ligar e desligar os veículos, assim como dar partidas longas ou repetitivas, não são aconselháveis.

Baterias exigem cuidados para evitar panes elétricas no inverno
Baterias exigem cuidados para evitar panes elétricas no inverno
Foto: Heliar / Divulgação

No geral, todos os veículos precisam de cuidados nesse período. Porém, carros movidos somente a etanol ou flex – e que estejam abastecidos com esse tipo de combustível, merecem maior atenção. Até mesmo aqueles movidos a diesel podem sofrer com baixas temperaturas e apresentar dificuldades de partida.

Dica Bônus
Em veículos mais novos, nem sempre é necessário esperar até que o motor esquente por completo para iniciar sua rodagem. No entanto, é aconselhável que se aguarde pelo menos o tempo necessário para que a rotação do motor baixe um pouco, antes de sair com o veículo.

Já para os que possuem marcador de rotação, o famoso conta-giros, é necessário ficar atento para que marque no máximo mil rotações por minuto. Isso irá estender um tempo precioso na vida útil do veículo. Especificamente para veículos como motores flex, o abastecimento com gasolina durante o período de frio é o mais indicado.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade