PUBLICIDADE

GM abre suas portas e mostra carros elétricos que virão ao Brasil; CT conferiu

Chevrolet Bolt EUV e Blazer EV foram destaques em visita na sede da montadora, em Detroit, nos Estados Unidos. Outros modelos também foram mostrados

3 ago 2022 - 17h00
(atualizado às 19h39)
Ver comentários
Publicidade

A General Motors está investindo pesado em carros elétricos. Segundo a montadora, são US$ 35 bilhões programados até 2025 e isso pode ser percebido com o aumento da infraestrutura destinada para estes veículos na sede da empresa, localizada nos arredores de Detroit, no estado de Michigan/EUA. E, acredite, alguns desses carros estão programados para chegarem ao Brasil muito em breve.

Em visita ao GM Technical Center, em Warren, o Canaltech pode conferir de perto algumas das novidades que a empresa prepara para o mercado nacional no segmento de carros elétricos. Mas não são apenas os produtos que receberam atenção da empresa; todo o ecossistema e a base dos veículos foi aprimorada, com a criação da plataforma Ultium, que promete dar à GM uma importante vantagem competitiva no mercado.

Quais carros elétricos vêm ao Brasil?

A General Motors já havia confirmado, mas em um primeiro momento, serão quatro carros elétricos trazidos para o mercado brasileiro: Bolt EV, Bolt EUV, Blazer EV e Equinox EV, todos sob a marca Chevrolet. Modelos como o Cadillac Lyriq, Hummer EV PickUp e a Chevrolet Silverado EV, também mostradas ao Canaltech nos EUA, ainda estão sob análise.

Foto: Divulgação/ General Motors / Canaltech

O Chevrolet Bolt EV já esteve à venda no Brasil durante um tempo e passou por uma grande atualização recente no mercado global. Entretanto, depois de um longo período de recall por conta de falhas nas baterias produzidas pela LG, o modelo teve sua vinda ao país interrompida por um tempo, mas agora reconfirmada para este mês de agosto.

O Bolt EUV, versão SUV do carro 100% elétrico da marca, está confirmado somente para 2023 e deve brigar em um segmento superior, contra modelos como o Volvo XC40 Pure Electric Plus e o Nissan Leaf. Os demais SUVs, Blazer EV e Equinox EV, serão alocados como produtos premium e devem estrear os carros com a plataforma Ultium no mercado brasileiro.

Tanto o Bolt EV quanto o EUV ainda compartilham a mesma plataforma e powertrain, com um motor de 200cv e 36,7 kgf/m de torque. A autonomia é de 400km no EV e de 380km no EUV, pelo menos de acordo com a GM dos Estados Unidos. Ambos são equipados com o pacote completo de assistências de direção e conectividade da marca.

Os preços de todos os carros elétricos ainda serão confirmados pela marca.

O que é a plataforma Ultium?

Em nossa visita ao centro técnico da General Motors, conhecemos de perto todo o ecossistema de produção da plataforma Ultium, que dará vida aos novos carros elétricos da montadora e suas respectivas marcas. Essa tecnologia é de propriedade da montadora e, segundo seus especialistas, lhe dará uma importante vantagem mercadológica no futuro.

Na prática, os carros com a plataforma Ultium terão mais autonomia e serão mais leves quando comparados com modelos antigos da GM. Na comparação entre as células de bateria do Bolt atual com as da picape Hummer EV, por exemplo, há uma grande diferença de formato e posicionamento, possibilitando a alocação de mais células e, consequentemente, mais alcance.

Entre os modelos confirmados para o Brasil, somente o Chevrolet Blazer EV e o Chevrolet Equinox EV serão feitos sobre essa plataforma. A Chevrolet Silverado EV, outro carro com potencial para o nosso mercado, também é construída com a tecnologia Ultium.

O Canaltech viajou aos Estados Unidos a convite da General Motors do Brasil.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Publicidade
Publicidade