Fusca elétrico da GWM estreia na China com polêmica machista
Voltado ao público feminino, "Fusca chinês" Ora Bullet Cat chama atenção pelos novos modos de condução com nomes sexistas e preconceituosos
Polêmico desde o seu lançamento, o “Fusca elétrico” da montadora chinesa Great Wall acaba de chamar a atenção novamente de forma controversa. Apresentada nesta semana pela marca Ora – que produz apenas carros elétricos – uma nova campanha do modelo Bullet Cat ressalta as novas funcionalidades do hatch elétrico voltadas para o público feminino de forma sexista e preconceituosa.
Dentre as funcionalidades apresentadas pela Ora, o novo Bullet Cat – que de acordo com a montadora, é uma versão do Punk Cat destinada ao público feminino – ganhou os modos “Lady Driving Mode” (modo mulher ao volante) e “Warm Man Mode” (modo homem quentinho), funções que já se mostram polêmicas só pelo nome. Mas as controvérsias não param por aí.
De acordo com a montadora chinesa, o primeiro modo oferece ajustes específicos para mulheres ao volante. Dentre as funcionalidades, o recurso oferece distância extra para o carro da frente ao utilizar o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de estacionamento com controles por voz, alerta de fadiga e auxílio em manobras com marcha à ré.
Na teoria, a função poderia ser útil para condutores menos experientes, sem distinção de gênero. Mas na prática, o nome apenas reforça o velho e ultrapassado preconceito de que mulheres não sabem dirigir. Outro recurso com nome absurdo é o modo “Warm Man Mode”, que eleva a temperatura do sistema de ar-condicionado e ativa o aquecimento dos assentos.
Segundo a montadora chinesa, a funcionalidade foi projetada para ser utilizada por mulheres durante o período menstrual, quando as mulheres sentiriam “desconfortos com frio de forma intensa”. Inacreditável em pleno 2022. Por fim, o Ora Bullet Cat também é equipado com uma câmera para selfies integrada ao espelho do para-sol, que tem luzes de LED.
Sob o capô, o Ora Bullet Cat é equipado com um motor elétrico de 171 cv e 250 Nm de torque. Também há duas opções de baterias, sendo uma delas de 49 kWh – que oferece alcance elétrico de até 400 km – e a outra opção de 60 kWh, com um alcance de até 500 km. Na China, a marca Ora também comercializa a versão Punk Cat do Fusca elétrico chinês, que é mais potente (299 cv) e tem design inspirado no Volkswagen Fusca original.
Já o Ora Bullet Cat conta com alguns detalhes diferentes do modelo alemão, como o formato dos faróis e das lanternas. Apesar disso, o modelo chinês ainda traz alguns elementos que remetem ao modelo original, como o formato da carroceria e do capô, os para-lamas destacados e os para-choques cromados com dois pontos de encaixe. O Ora Bullet Cat mede 4,40 m de comprimento, 1,88 m de largura e 2,75 m de entre-eixos.
Já registrado no Brasil, o novo Ora Bullet Cat ainda não tem previsão de chegada ao mercado brasileiro. No entanto, a Great Wall Motors, que é dona da marca Ora, chegará ao país em breve. A montadora chinesa vai investir mais de R$ 10 bilhões no Brasil nos próximos 10 anos para fabricar SUVs e picapes 100% elétricos na fábrica da marca em Iracemápolis (SP).