PUBLICIDADE

5 motivos para NÃO comprar o Porsche Taycan 4S

Autonomia, preço das revisões e ausência de itens de segurança e Android Auto são pontos a serem melhorados no luxuoso e potente esportivo elétrico

14 ago 2022 - 11h31
(atualizado em 15/8/2022 às 10h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Se você já leu algo a respeito do Porsche Taycan 4S, ou teve o privilégio de dirigir ao menos uma vez o superesportivo elétrico da marca alemã, provavelmente pode estar se perguntando: como o Canaltech vai conseguir fazer uma lista com 5 motivos para NÃO comprar este carro?

A missão, na verdade, foi bastante dura, mas é sempre bom esclarecer que este tipo de conteúdo não tem qualquer intenção de apontar defeitos ou falar mal dos carros testados, como o Porsche Taycan 4S neste caso específico. A ideia é, em linhas gerais, mostrar alguns pontos que podem, sim, ser melhorados. Afinal de contas, ninguém é perfeito. Nem mesmo o Taycan 4S… Por incrível que pareça.

5 - Cadê o Android Auto?

Sim, você já leu um intertítulo igualzinho a este em outra listinha de 5 motivos para não comprar um modelo da Porsche aqui no Canaltech. Isso ocorre porque, assim como o Panamera 4S e-Hybrid testado anteriormente, o Taycan 4S também não oferece espelhamento com Android Auto.

Pode parecer um capricho bobo, mas quem não troca o smartphone Android por nada, muito menos pelo aparelhinho da "Maçã", sente falta de plugar o cabo no USB tradicional (no Taycan só existem os tipo USB-C) e espelhar a tela na lindíssima central multimídia.

Foto: Ivo Meneghel JR/ Canaltech / Canaltech

4 - Espaço no porta-malas

O porta-malas do Taycan não é pequeno (366 litros na parte traseira), principalmente por se tratar de um carro esportivo. O problema é que seu enorme estepe ocupa praticamente toda a área do bagageiro, o que acaba tornando hercúlea a tarefa de acomodar mochilas, compras de mercado e outros pertences no caso de uma esticadinha um pouco maior.

É verdade que há espaço na frente, onde é acomodada a parafernalha utilizada para o carregamento da bateria do superesportivo elétrico, mas, mesmo assim, o volume ocupado é grande, e dificulta a missão de guardar malas.

3 - Autonomia

A Porsche anuncia que a autonomia da bateria de 79,2 kWh do Porsche Taycan em sua variante 4S é de cerca de 333 quilômetros por ciclo de carga, mas ela só é verídica se o condutor andar com o pé "leve". E é aí que está o problema.

Parte do teste feito pela reportagem foi no Circuito Panamericano, pista oficial de testes da Pirelli, e o consumo, especialmente nas voltas rápidas que demos com o piloto Fábio Beretta (vocês verão em um outro conteúdo), "sugaram" praticamente toda a carga do superesportivo.

2 - Revisões "salgadas"

Claro que quem compra um carro do porte de um Taycan 4S sabe que, no pacote, IPVA, seguro e demais custos também serão elevados. E entre eles podemos colocar os preços das revisões.

A marca alemã oferece planos Bronze ou Prata aos clientes, referentes às revisões que precisam ser realizadas a cada 12 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados - o que acontecer primeiro. Os preços pela assinatura de dois anos podem chegar perto dos R$ 15 mil.

1 - Pacote de segurança incompleto

O Porsche Taycan 4S conta com um bom pacote tecnológico e com itens de segurança como assistente de frenagem e park assist. Mas, pelo preço que o cliente desembolsa para contar com o esportivo 100% elétrico, ele poderia ser mais completo.

Um exemplo sentido durante o teste com a versão emprestada à reportagem foi a ausência do piloto automático adaptativo. Ele existe, mas é vendido separadamente, como acessório, ao custo de R$ 8.044. Pouco para um carro deste preço, mas muito para quem já gastou mais de R$ 600 mil pelo modelo.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade