PUBLICIDADE

YouTube testa notas da comunidade em vídeos para combater desinformação

YouTube testa "Notes", recurso para adicionar contexto a vídeos com o objetivo de combater desinformação, inicialmente disponível nos EUA e apenas em celulares

17 jun 2024 - 23h00
(atualizado em 18/6/2024 às 03h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O YouTube anunciou o início de um teste com uma ferramenta chamada "Notas" que tem como objetivo ajudar no combate à desinformação e oferecer mais esclarecimento sobre os conteúdos apresentados na plataforma. O recurso permitirá que as pessoas adicionem notas explicativas abaixo dos vídeos para melhorar a compreensão do contexto e das informações contidas nos materiais.

Foto: Azamat E/Unsplash / Canaltech

A novidade foi anunciada pelo YouTube nesta segunda-feira (17), segundo revela o site TechCrunch. A função será inicialmente um experimento com uma pequena parcela do público nos Estados Unidos, restrito a criadores de conteúdo com canal "em boa situação" na plataforma. Além disso, o teste será visível apenas no acesso ao YouTube pelo celular.

Notas de contexto no YouTube

Com as novas "notas" de contexto no YouTube, as pessoas poderão incluir informações adicionais sobre os conteúdos para, por exemplo, ressaltar que a utilização de uma música em determinado vídeo é uma paródia ou explicar o uso de imagens de arquivo dentro de uma reportagem.

Nesta fase experimental, um número limitado de pessoas será convidado a escrever as notas enquanto avaliadores independentes vão classificar a utilidade e precisão dessas informações. Os espectadores também poderão avaliar as notas, indicando se acharam "úteis", "um pouco úteis" ou "nada úteis" e justificar suas avaliações.

YouTube testa recurso de notas de contexto em vídeos para uma parcela do público nos Estados Unidos (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)
YouTube testa recurso de notas de contexto em vídeos para uma parcela do público nos Estados Unidos (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)
Foto: Canaltech

O YouTube usará um algoritmo para decidir quais notas serão publicadas com base nas avaliações recebidas. O algoritmo dará preferência às notas que sejam úteis para um público mais amplo — por exemplo, se um grande número de pessoas que anteriormente classificaram notas de maneira diferente agora consideram uma nota específica como útil, o YouTube estará mais inclinado a exibir essa nota junto ao vídeo.

Segundo o TechCrunch, o YouTube reconhece que poderão ocorrer erros durante o período de testes, como notas que não correspondem bem aos vídeos ou que contenham informações incorretas. A companhia deverá analisar os resultados do experimento antes de decidir se fará um lançamento oficial do recurso "Notas" na plataforma.

Outros testes no YouTube

Além do experimento com notas de contexto, o YouTube realiza outros testes com usuários selecionados, incluindo: uma IA que dá ideias de novos vídeos para criadores de conteúdo, um recurso para recomendar correções para as legendas geradas automaticamente pela plataforma, e uma IA para avançar os vídeos para os trechos de maior interesse.

Fonte: TechCrunch

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade