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YouTube Music terá podcasts com reprodução em segundo plano

O serviço de streaming de músicas do Google incluirá podcasts ao catálogo "num futuro próximo" e terá foco em criadores de conteúdo

24 fev 2023 - 13h19
(atualizado às 16h43)
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O YouTube Music em breve oferecerá podcasts em seu catálogo, revelou o chefe de podcasting da plataforma, Kai Chuk, nesta quinta-feira (24). Num "futuro próximo", o serviço de streaming entrará na competição no segmento contra o Spotify e outros aplicativos e terá "foco em criadores de conteúdo".

O anúncio aconteceu durante a entrevista do executivo no Hot Pod Summit, apresentado por Ariel Shapiro. "Se alguém quiser assistir a um podcast, temos uma solução", disse Chuk. "Se alguém quiser apenas ouvir um podcast, devemos ter uma ótima experiência para isso também", complementou.

Foto: Divulgação/Google. Montagem: Canaltech / Canaltech

O YouTube tradicional já é um lar para podcasts há anos, mas em vídeo. Vários criadores de conteúdo publicam episódios na plataforma com a parte visual das conversas. O site inclusive conta com uma página dedicada às publicações no formato.

Porém, usuários não têm a opção de consumir podcasts publicados no YouTube somente com som e, por isso, a empresa expandirá o formato ao YouTube Music. A experiência deve ser similar ao que o app oferece com músicas, permitindo ouvir as faixas somente com som ou alternar para a versão com vídeo em um toque, tudo numa mesma interface.

Detalhes escassos

Chuk não mencionou quando os podcasts serão incluídos no catálogo do YouTube Music, tampouco esclareceu como se dará o "foco em criadores de conteúdo" da plataforma. Ele menciona, porém, que a plataforma de streaming contará com opções dedicadas no app para facilitar o acesso aos episódios no formato.

Já faz algum tempo que se espera maior investimento do YouTube em podcasts, apesar de a empresa estar presente no segmento de certa forma. A adição da categoria ao YouTube Music expandirá ainda mais as opções para os ouvintes, ao mesmo tempo que tornará o app de streaming mais relevante para o público — algo essencial para a empresa, uma vez que ele é um dos grandes atrativos da assinatura YouTube Premium.

Fonte: The Verge

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