PUBLICIDADE

X-Men | As rajadas ópticas de Ciclope podem matar alguém?

Ciclope possui rajadas poderosas, embora ela parece sempre uma força destrutiva, sua natureza nunca foi explicada com detalhes

6 jul 2022 - 00h40
(atualizado às 12h40)
Ver comentários

Desde que apareceu pela primeira vez em 1963, em X-Men #1, Ciclope mostrou uma interessante rajada óptica saindo de seus olhos. E, embora ela pareça sempre uma força destrutiva, sua natureza nunca foi explicada com detalhes — e muitos autores usaram as consequências de seu uso de maneiras diferentes. Isso causa até hoje uma certa confusão sobre a extensão e maneira que os disparos agem: seriam perfurantes, cortantes… capazes de matar alguém?

New X-Men #115, de Grant Morrison e Frank Quitely, lançado em 2001, trouxe uma resposta direta para isso. Mas, antes de chegar à resposta, vamos lembrar um pouco o que já se sabia sobre as rajadas ópticas de Ciclope nas décadas anteriores de atuação do líder dos X-Men nos quadrinhos da Marvel Comics.

Bem, em X-Men #1, seu poder é vagamente descrito como "raios de energia". E, nos anos seguintes, criou-se o consenso sobre a propriedade explosiva e concussiva gerada a partir do esforço visual de Ciclope sobre um ponto focal. O controle da intensidade sempre aconteceu com a ajuda de seu icônico visor.

Foto: Marvel Comics / Canaltech

Desde então, ficou claro que suas rajadas não agem como os lasers de um sabre de luz ou como os feixes de calor do Superman. Ciclope emite pelos olhos uma onda de pura energia cinética, que não é quente ou fria, mas já se mostrou forte o suficiente para perfurar uma montanha ou destruir um Sentinela gigante. O Homem de Ferro chegou a medir a força da explosão óptica de Scott Summers, que chegou a 2 gigawatts de energia — um verdadeiro canhão humano ocular.

Uma das coisas que ajudou a aumentar a confusão sobre a real força de seu poder é o fato de ele quase nunca ter usado suas rajadas ópticas ao nível mortal. Na maioria das vezes, Ciclope utilizou para derrubar as pessoas, ou deixá-las atordoadas e inconscientes. Na saga noventista A Era do Apocalipse chegamos a ver que uma versão alternativa de Summers foi capaz de decepar um braço de Wolverine — mas ainda assim ficavam as dúvidas sobre se ele realmente poderia matar alguém com sua explosão ocular.

Sim, Ciclope pode matar alguém apenas com suas rajadas ópticas

Eis que, em New X-Men #115 veio a resposta. E Ciclope acabou mostrando isso em uma difícil decisão para o herói. Depois que um homem inocente é torturado e deixado à beira da morte pela vilã Cassandra Nova, o líder dos X-Men se vê na obrigação de acabar com seu sofrimento, matando-o e acabando com sua dor.

A sequência não mostra os detalhes de como isso acontece, mas dá para presumir que Ciclope não tem muito controle sobre a extensão de seus poderes quando os utiliza de forma letal, já que em um painel nota-se que a cabeça do rapaz sumiu — sugerindo que ela foi decepada ou arrancada de seu corpo.

Embora em X-Men #2, de 1963, Ciclope apareça derretendo gelo, sua rajada óptica nunca mais foi representada como uma fonte de calor. E, aparentemente, ele não usa mesmo em grau letal porque as consequências podem ser brutais e desastrosas, principalmente sem o controle de seu visor.

De qualquer forma, sim, Scott Summer é capaz de matar alguém somente com sua explosão ocular, que pode chegar ao equivalente a um raio de 2 gigawatts de potência.

Fonte: ScreenRant

Trending no Canaltech:

Canaltech
Publicidade
Publicidade