PUBLICIDADE

WhatsApp deixará você escolher idioma para transcrever áudios

O WhatsApp desenvolve uma opção para transcrever áudios no WhatsApp e pode contar com uma lista de idiomas para a escolha do usuário

14 jun 2024 - 05h45
(atualizado às 07h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Mariia Shalabaieva/Unsplash / Canaltech

A opção para transcrever áudios no WhatsApp ganhou mais uma novidade: de acordo com o site WABetaInfo, o mensageiro desenvolve uma opção para escolher qual idioma será usado ao converter um áudio para texto.

Informações encontradas na versão 2.24.13.8 do Beta do WhatsApp no Android indicam que o app trabalha com cinco idiomas num primeiro momento: espanhol, inglês, híndi, português brasileiro e russo. Ainda não dá para saber se a medida serviria somente para identificar o idioma falado e guiar a transcrição, ou se também traduziria os conteúdos falados em outra língua. 

Usuário vai precisar escolher um idioma padrão para as transcrições (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Usuário vai precisar escolher um idioma padrão para as transcrições (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Foto: Canaltech

O site informa que será necessário baixar um pacote de dados referente a cada idioma escolhido no app — o WhatsApp adota essa medida para processar as transcrições no próprio dispositivo e garantir que os dados não sejam armazenados em servidores externos.

Transcrição no WhatsApp

O Zap lançou um recurso de transcrição para iOS no ano passado, mas a ferramenta ainda está em testes e foi liberada para um grupo limitado de pessoas. Os primeiros indícios da chegada à versão para Android surgiram em março deste ano, mas o recurso ainda está longe de ficar pronto: após o desenvolvimento, ainda precisa passar pelos testes na versão Beta e enfim chegar ao público geral.

Ainda não há nada confirmado oficialmente pela empresa, mas dados encontrados no código do app indicam que o mensageiro será capaz de converter um áudio em texto e mostrar a transcrição antes mesmo de reproduzi-lo — para isso, seria necessário baixar um pacote de cerca de 150 MB de espaço. A função seria muito útil para aqueles momentos em que não é possível parar para escutar uma mensagem de voz. 

Vale lembrar que o rival Telegram já tem um recurso nativo de transcrição, limitado a dois usos por semana para quem não assina a versão paga do aplicativo. 

Fonte: WABetaInfo

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade