PUBLICIDADE

Western Digital revela primeiro chip de memória flash de 2Tb

Western Digital apresenta primeiro chip de memória flash em NAND QLC 3D de 2 Terabits (256 GB), abrindo caminho para SSDs maiores e mais baratos; confira

15 jun 2024 - 01h15
(atualizado às 20h27)
Compartilhar
Exibir comentários

A Western Digital, uma das líderes no mercado de soluções de armazenamento, apresentou nesta quinta-feira (13) o primeiro chip de memória NAND QLC 3D com 2 Terabits de capacidade. Cada módulo de memória é tão pequeno que cabe na ponta dos dedos e possibilita fabricar um SSD de 1 TB com apenas quatro chips, permitindo criar SSDs de altíssima capacidade, com custo de produção muito reduzido.

Os chips são fabricados utilizando o processo 3D BiCS de 218 camadas de 8⁠ª geração, padrão mais rápido do mercado, cada um com o equivalente a 256 GB. Utilizando o empacotamento para NAND 3D, um único die de silício com 16 dos novos chiplets tem 4 TB em uma solução muito menor e mais barata.

A revelação apresentada em uma conferência para investidores foi apenas uma amostra dos planos futuros da empresa para expandir a capacidade e desempenho de suas soluções para data centers de IA.

Demanda acelerada por IA

Isso porque, além do poder computacional altíssimo necessário para treinar modelos de linguagem de bilhões de parâmetros, esse volume de dados também exige soluções de armazenamento cada vez maiores e mais rápidas.

Novo chip NAND 3D da Western Digital permite criar SSDs de 4 TB com um único die de silício. (Imagem: WD via Tom's Hardware / Reprodução)
Novo chip NAND 3D da Western Digital permite criar SSDs de 4 TB com um único die de silício. (Imagem: WD via Tom's Hardware / Reprodução)
Foto: Canaltech

Para fins de comparação, um modelo Mistral extremamente reduzido, já pré-treinado para a ferramenta doméstica Chat With RTX, ocupa aproximadamente 13 GB após a instalação. Quando escalonamos isso para os modelos utilizados no treinamento e IA pesada em nuvem, em modelos LLM entre 70 e 100 bilhões de parâmetros, esse valor já salta para 200 GB ou mais.

Tanto por isso, a nova solução da Western Digital deve ser apenas a primeira de muitas a chegar ao mercado nos próximos anos, acompanhando o desenvolvimento cada vez mais acelerado do segmento de IA tanto em data centers quanto local.

Fonte: Tom's Hardware

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade