PUBLICIDADE

Vladimir Putin dá limusine russa de presente a ditador norte-coreano; conheça

Encontro entre Vladimir Putin, presidente da Rússia, e o líder norte-coreano Kim Jong-un foi marcado por troca de presentes. Limusine de R$ 1,5 mi foi um deles

21 jun 2024 - 20h42
(atualizado em 22/6/2024 às 02h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Vladimir Putin, presidente da Rússia, desembarcou no aeroporto de Pyongyang, na Coreia do Norte, na manhã da última quarta-feira (19). Após 24 anos sem visitar o país asiático, Putin agendou a viagem para se encontrar com o líder supremo norte-coreano, Kim Jong-un.

Foto: Reprodução/Alexander Migl / Canaltech

O objetivo principal da visita foi estreitar laços militares entre Rússia e Coreia do Norte e selar uma aliança de cooperação e proteção bilateral em caso de ataques contra qualquer um dos dois países.

Em entrevista coletiva, Putin afirmou que a Rússia "luta contra a política hegemônica e imperialista" e que a "Rússia e Coreia têm uma política externa independente" e, por isso, "não aceitam chantagens por parte do ocidente".

Além da aliança militar, que incluiu o apoio irrestrito do ditador norte-coreano às operações da Rússia contra a Ucrânia, o encontro entre Putin e Kim Jong-un foi marcado por uma troca de presentes. O presidente russo presenteou o líder da Coreia do Norte com uma limusine Aurus Senat, e Kim Jong-un retribuiu com um casal de cachorros da raça Pungsan.

Aurus Senat é a nova limusine do líder da Coreia do Norte (Imagem: Divulgação/Aurus)
Aurus Senat é a nova limusine do líder da Coreia do Norte (Imagem: Divulgação/Aurus)
Foto: Canaltech

Como é a limusine que Putin deu a Kim Jong-un

A limusine que Vladimir Putin deu a Kim Jong-un é um Aurus Senat, avaliado em cerca de R$ 1,5 milhão e considerado o Rolls-Royce russso. O modelo é o mesmo que foi reestilizado recentemente e que o próprio presidente russo costuma usar para seus passeios oficiais por Moscou — inclusive em sua cerimônia de posse.

O Aurus Senat que o ditador norte-coreano ganhou de presente tem sob o capô um motor 4.4 V8 biturbo desenvolvido pela Porsche, que tem a companhia de outro elétrico. Eles trabalham juntos com a tração integral e o câmbio automático de 9 velocidades, e entregam uma potência combinada de 606 cv ao motorista.

A potência, aliás, é mais do que necessária para um sedan que apresenta 5,63 metros de comprimento e, graças à blindagem, pesa 6,2 toneladas, bem mais do que o modelo normal, de "apenas" 2.700 kg.

Interior da cabine do Aurus Senat é repleta de itens de luxo e conforto (Imagem: Divulgação/Aurus)
Interior da cabine do Aurus Senat é repleta de itens de luxo e conforto (Imagem: Divulgação/Aurus)
Foto: Canaltech

Por dentro, a nova limusine de Kim Jong-un é repleta de luxo e segue o padrão de um modelo premium internacional. Os bancos são em couro, com apliques que lembram mármore. A central multimídia é gigantesca e exibe imagens das diversas câmeras espalhadas ao redor do imponente sedan, que conta ainda com um sistema de visão noturna para alertar sobre os perigos da via.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade