PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Versão Beta do Android 15 já está disponível

Depois de duas versões prévias exclusivas para desenvolvedores, Google libera a primeira Beta pública do Android 15

11 abr 2024 - 19h42
(atualizado em 12/4/2024 às 10h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem está ansioso pela chegada da próxima atualização do sistema operacional mais usado do mundo ganhou um presente nesta quinta (11): o Google acaba de liberar a primeira versão Beta do Android 15. A novidade chega depois de duas versões prévias exclusivas para desenvolvedores da plataforma.

Foto: Douglas Ciriaco/Canaltech / Canaltech

Como de costume e apesar de "pública", a versão Beta não pode ser usada por muita gente: ela é compatível apenas com celulares Pixel — e não são todos (confira a lista logo abaixo).

Celulares compatíveis

A lista de aparelhos compatíveis com o Android 15 Beta é a seguinte:

Quando chega a versão final?

O Android 15 foi anunciado oficialmente pelo Google em fevereiro deste ano, quando a empresa liberou a primeira versão de testes para desenvolvedores (a Developer Preview). Na época, a companhia também revelou que a versão Beta chegaria entre março e abril, enquanto o lançamento final está programado para algum momento depois de julho.

A revelação oficial do novo sistema, com todas as pompas e com detalhamento das novidades, deve acontecer mesmo apenas em 14 de maio, quando acontece a edição deste ano do Google I/O.

Novidades do Android 15

Entre as novidades que já apareceram nas versões prévias e devem pintar na versão final do sistema estão:

  • Privacy Sandbox: versão aprimorada do recurso para evitar que anúncios de aplicativos "abusem" dos seus dados;
  • Health Connect: atualização da plataforma integra serviços de saúde com novos dados de nutrição, atividade física e mais;
  • Compartilhamento de tela parcial: o sistema vai deixar você gravar e compartilhar apenas um trecho da tela em vez da tela inteira;
  • Novos controles de câmera: criadores de apps terão à disposição mais recursos para que funções de câmera desfrutem dos recursos oferecidos pela fabricante do celular;
  • Desempenho dinâmico: a promessa do Google é que o Android 15 melhore o equilíbrio entre desempenho e gasto de energia.

O Canaltech tem um guia completo com algumas das novidades previstas (e desejadas) para o Android 15. Para baixar e instalar o Android 15 Beta em seu aparelho, acesse google.com/android/beta.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade