Unidade de baterias da Panasonic tem salto de 42% no lucro do trimestre
A Panasonic disse nesta quinta-feira que o lucro operacional do segundo trimestre fiscal aumentou 42% em sua unidade de baterias, já que as vendas mais fortes de sistemas de armazenamento de energia para centrais de processamento de dados compensaram a queda na demanda por baterias automotivas.
O lucro operacional do principal segmento da unidade, que fabrica baterias para a Tesla e outras montadoras, subiu para 32,7 bilhões de ienes (213,8 milhões de dólares).
A empresa manteve previsão de lucro operacional para o ano inteiro para a unidade em 109 bilhões de ienes.
A Panasonic disse que a unidade está enfrentando vendas mais baixas no Japão e aumento de custos de desenvolvimento para novos clientes.
No mês passado, a Panasonic Energy disse que havia finalizado os preparativos para a produção em massa de suas baterias 4680 em Wakayama, Japão, que devem elevar a autonomia dos veículos elétricos com uso de uma menor quantidade de células.
A unidade buscou crescimento no mercado norte-americano com a construção de uma segunda fábrica nos EUA, no Kansas, que deve iniciar a produção no início de 2025, e com outra fábrica em Nevada, que fornece baterias para a Tesla.
A Panasonic concorre com outros fabricantes asiáticos de baterias, como a chinesa CATL e a sul-coreana LG Energy Solution, que afirmou na segunda-feira ter uma visão conservadora sobre o crescimento da receita no próximo ano em meio à desaceleração da demanda por veículos elétricos.