PUBLICIDADE

Última Superlua do ano embelezou a noite; veja imagens de internautas

Fotos do fenômeno, chamado de Lua de Esturjão, foram compartilhadas nas redes sociais na madrugada de quinta para sexta-feira

12 ago 2022 - 14h29
Compartilhar
Exibir comentários
Superlua acontece quando a Lua Cheia chega às proximidades do perigeu, ponto da órbita em que ela fica mais próxima da Terra
Superlua acontece quando a Lua Cheia chega às proximidades do perigeu, ponto da órbita em que ela fica mais próxima da Terra
Foto: Ganapathy Kumar / Unsplash

A última Superlua do ano pôde ser vista entre o anoitecer de quinta e a madrugada desta sexta-feira (12). Desta vez, por ter acontecido em agosto, o fenômeno leva o nome de Lua de Esturjão, em referência às espécies de peixe capturadas com mais frequência nesta época do ano nos Grandes Lagos dos Estados Unidos.

O fenômeno acontece quando a Lua Cheia chega às proximidades do perigeu — ponto da órbita do satélite em que ele fica mais próximo da Terra.

“Nessas condições, a área que a lua ocupa no céu fica de 10% a 14% maior. Estando mais perto, chega mais luz no nosso planeta, por isso, ela pode ficar até 30% mais brilhante”, diz Anísio Lasievicz, professor e diretor do centro de divulgação científica Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Curitiba.

Como observar uma Superlua

Para contemplar uma Superlua, não é preciso utilizar nenhum equipamento. Basta um céu limpo, com poucas nuvens, para poder observá-la com clareza. Apesar disso, aparelhos como binóculos, lunetas e telescópio podem tornar a observação do astro ainda mais interessante.

Esta foi a terceira Superlua de 2022. Neste ano, o fenômeno também pôde ser visto nos dias 14 de junho, quando aconteceu a Superlua de Morango, e em 13 de julho, com a Superlua dos Cervos.

A tradição de dar nomes à Lua vem de povos do Hemisfério Norte, tanto no continente americano quanto no europeu. “Eles costumavam batizar cada lua do ano porque tinham um calendário lunissolar. Então, as luas de cada mês recebiam um nome diferente, era associado a alguma coisa que acontecia na natureza naquele período”, afirma Lasievicz. “Nas outras Superluas deste ano, ela esteve mais perto da Terra, então, a superlua foi ‘mais super’. Mas esta [de quinta-feira], mesmo assim teve seu encanto.”

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade