PUBLICIDADE

TikTok vai ter influenciador digital criado por IA em anúncios

TikTok começou a testar o uso de IA para criar influenciadores digitais — voz e vídeo — nos anúncios veiculados na plataforma

18 jun 2024 - 01h27
(atualizado às 05h24)
Compartilhar
Exibir comentários

O TikTok anunciou que vai oferecer duas novas ferramentas para empresas e criadores de conteúdo nas propagandas: influenciadores digitais virtuais criados por inteligência artificial. Segundo a companhia, o objetivo é quebrar barreiras do idioma e aproximar a marca de seus consumidores ao empregar a IA para gerar avatares de voz e vídeo.

Foto: Olivier Bergeron/Unsplash / Canaltech

Avatar feito por IA

Chamado de Symphony Digital Avatars, o recurso chega com duas opções: a Custom e a Stock. A primeira faz uso de IA para gerar um avatar digital semelhante a algum criador de conteúdo da marca e servir como um porta-voz da empresa e falar diferentes línguas.

Já a segunda opção oferece avatares baseados em atores pagos de uma grande diversidade de nacionalidades e estilos. A ideia, conforme o TikTok, é"auxiliar criadores e marcas a cativar públicos globais e entregar mensagens impactantes de forma envolvente e autêntica".

Tanto o Stock quanto o Custom lembram bastante o que o governo da Ucrânia fez no início de maio. Além disso, sempre que uma companhia utilizar qualquer um dos avatares em seus anúncios, haverá um rótulo indicando o uso de IA.

Exemplos dos avatares na opção Stock (Imagem: Divulgação/TikTok)
Exemplos dos avatares na opção Stock (Imagem: Divulgação/TikTok)
Foto: Canaltech

Suporte a diversos idiomas

Para garantir a comunicação em diversos países, o TikTok também traz a função Symphony AI Dubbing, que permite aos produtores de conteúdo dublarem seus vídeos em mais de dez línguas distintas, incluindo português, francês, alemão e koreano.

A ferramenta detecta instantaneamente o idioma da produção e consegue traduzir para depois dublar tudo em outra língua escolhida pelo usuário nas propagandas.

Vale ressaltar que tanto os avatares digitais quanto a dublagem por IA estão em fase de testes no TikTok e não têm data para serem liberados por completo.

É claro que se não tomar cuidado, a plataforma chinesa pode criar oportunidades para a tecnologia fazer estragos. Assim, é importante ficar de olho e aprender a identificar um deepfake por precaução.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade