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Spotify Premium grátis agora está disponível por mais tempo

O serviço vai oferecer mais 90 dias para o usuário experimentar todas as vantagens do plano pago e, quem sabe, se tornar um membro pagante fixo

16 ago 2022 - 16h36
(atualizado às 18h18)
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O Spotify decidiu ampliar seu período de teste gratuito da versão Premium de um para três meses. A avaliação grátis no plano Individual Premium está disponível para usuários gratuitos e iniciantes qualificados para a oferta — o plano família, por exemplo, continua com somente um mês gratuito.

A mudança está disponível apenas para quem nunca usou o Premium e será válida até 11 de setembro de 2022. Os usuários que cancelaram o plano pago antes de 15 de julho, independentemente do motivo, poderão recuperá-lo com o pagamento de um valor menor que os R$ 19,90 cobrados mensalmente.

Foto: (Imagem: Alexander Shatov/Unsplash) / Canaltech

Assim que o teste terminar, a assinatura será renovada automaticamente pelo custo mensal normal, a menos que você cancele antes do término do período. Segundo a plataforma, essa é uma forma para os assinantes conhecerem a "melhor experiência de streaming de áudio", com músicas sem anúncios e áudio sob demanda a qualquer hora e lugar (inclusive, com a opção de baixar para ouvir offline).

Além do Brasil, a oferta também está aberta para usuários de 135 países onde o Spotify está presente. O experimento ainda permite que os assinantes convidem seus amigos, familiares ou colegas de trabalho para receber o benefício de três meses gratuitos.

Spotify tenta recuperação

O foco do Spotify parece ser expandir a base de usuários e tentar mantê-los vinculados ao serviço ao fim dos três meses. Embora seja o principal streaming musical do mundo, o serviço já começa a ver os concorrentes muito próximos, o que poderia ameaçar o seu reinado. Em outubro do ano passado, o serviço comemorava 170 milhões de pagantes.

Especula-se que o serviço tenha mais de 400 milhões de usuários do mundo inteiro, mas a maioria utiliza o modo gratuito, com anúncios e limitações, o que gera um retorno financeiro menor para a companhia. O lucro da companhia ainda é pequeno — US$ 2,3 milhões (cerca de R$ 12,7 milhões) no segundo trimestre de 2021 —, portanto é preciso atrair mais gente para deixar o modelo mais rentável.

Um exemplo de rival é o Apple Music da gigante criadora do iPhone, com uma fatia estimada de 16% do mercado no final do ano passado. O serviço da Apple oferece somente um mês gratuito para teste aos novos cadastros, mas está se adaptando para enfrentar os concorrentes há algum tempo. Resta saber se a Maçã — ou os demais rivais — vai tentar algum tipo de contra-ataque para entrar em conflito com o Spotify ou manterá a estratégia atual.

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