PUBLICIDADE

Samsung: governo brasileiro busca trazer fábrica de chips para o país

Acordo entre o governo do Brasil e da Coreia do Sul pode atrair a gigante sul-coreana para o território nacional

12 ago 2022 - 18h00
(atualizado às 22h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Um memorando de entendimento entre os governos do Brasil e da Coreia do Sul deve resultar em esforços para atrair uma fábrica de chips e semicondutores para o país. Conforme as informações, a Samsung seria uma das empresas que poderia construir uma instalação em território brasileiro.

A notícia sobre o acordo entre os países foi revelada por Fábio Faria, ministro das Comunicações, durante o Seminário 5G.BR realizado nesta quinta-feira (11). Segundo o representante da pasta, o governo da Coreia do Sul estaria gerenciando as negociações com a Samsung sobre a possibilidade de criar um hub no Brasil.

A princípio, a fábrica de chips e semicondutores produziria componentes para alimentar a indústria local. Além disso, devido à posição estratégica do Brasil, os materiais poderiam ser exportados para países da América Latina, Europa e África.

Ademais, o complexo industrial seria construído pela iniciativa privada e receberia possíveis benefícios tributários ofertados pelo Estado onde a instalação se estabeleceria. Contudo, ainda não há planos concretos para o desenvolvimento desse projeto.

Foto: Babak/Unsplash / Canaltech

Soluções fora da Ásia

Como mencionado pelo ministro Fábio Faria, o mercado de semicondutores é bastante dependente da indústria de Taiwan. Bem como, as tensões políticas entre China e EUA estão mexendo com a produção de componentes no país asiático.

Além disso, as companhias de tecnologias ainda seguem buscando alternativas para reduzir a escassez de chips que teve início durante a pandemia de covid-19. Todos esses fatores afetam a cadeia de suprimentos em escala global.

Buscando novas soluções e se beneficiando de incentivos fiscais, grandes empresas como a Intel e a própria Samsung estão investindo na construção de fábricas na Europa e EUA. Diante desse cenário, o Brasil também pode ter chances de ser uma opção fora da Ásia.

Extinção do Ceitec

O Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) foi criado por lei em 2008. Com sede em Porto Alegre, a estatal era a única fabricante de semicondutores na América Latina e tinha o objetivo de ser a maior produtora nacional do setor.

Contudo, a empresa era amplamente dependente do Tesouro Nacional e necessitava de recursos públicos para arcar com as despesas. Então, durante a gestão do atual governo, a estatal foi adicionada a uma longa lista de privatizações por ser considerada ineficiente e não gerar lucros.

Depois de uma recomendação do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), o Ceitec foi extinto após um decreto presidencial oficializado em dezembro de 2021.

Fonte: Isto É Dinheiro

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade