PUBLICIDADE

Protótipo da Nvidia GeForce "GTX 2080" surge em testes na internet

Ao que parece, a suposta GTX 2080 é uma versão de testes da RTX 2080 antes da mudança de nome, e apresenta resultados similares ao modelo lançado oficialmente

12 ago 2022 - 17h51
(atualizado às 21h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Imagens e testes de uma suposta Nvidia GeForce "GTX 2080" surgiram na internet nesta semana, com visual praticamente idêntico à RTX 2080 lançada oficialmente — as diferenças vão para a ausência do nome no topo do heatsink, junto à presença da nomenclatura GTX. Ao que parece, trata-se de uma unidade de desenvolvimento, produzida antes da mudança para RTX.

Nvidia "GTX 2080" surge na internet

A GeForce GTX 2080 foi encontrada em listagem no eBay pelo usuário do Reddit u/ascendance22, que decidiu adquirir a placa — as unidades estavam sendo vendidas por US$ 359.95 (~R$ 1.830). Com o componente em mãos, ascendance então constatou que realmente se tratava de um modelo da série GTX, mas com diversas peculiaridades, começando pelo sistema de resfriamento.

Foto: Divulgação/Nvidia / Canaltech

A construção, as ventoinhas e o heatsink eram exatamente os mesmos utilizados pela Nvidia na RTX 2080, mas não havia nomes na região superior da placa, enquanto as inscrições laterais exibiam "GeForce GTX" em vez de "GeForce RTX".

Ao instalar a placa e rodar o GPU-Z, o programa identificou a solução como uma RTX 2080, equipada com chip TU104, exibindo as especificações esperadas da GPU.

Ao fazer o upload da BIOS da placa para o banco de dados do TechPowerUp, site responsável pelo GPU-Z, ascendance se deparou com um aviso de software não verificado. Com isso, levantaram-se teorias de que esta seria uma unidade de testes da Nvidia, comumente chamada de Engineering Sample (ES), produzida ainda durante o desenvolvimento da linha RTX 2000, antes mesmo da mudança oficial de nome.

Testes e BIOS comprovam relação com RTX 2080

Para verificar a autenticidade dos dados e do anúncio, o usuário executou alguns dos benchmarks mais populares, como a suíte 3DMark, mas acabou encontrando instabilidades nos clocks, com eventuais travamentos e quedas de desempenho. Curiosamente, aplicar um overclock na GPU proporcionou estabilidade o suficiente para que a avaliação fosse finalizada.

Os números são próximos o suficiente do esperado de uma RTX 2080, incluindo ótimo desempenho nos testes destinados a Ray Tracing, para se concluir que o hardware pertencente a uma ES.

Não se sabe como essas unidades chegaram ao eBay, considerando as medidas utilizadas pelo time verde para impedir vazamentos, mas a existência dessas placas reforça teorias de que a empresa cogitou atualizar a família GTX ao menos uma última vez.

Vale lembrar ainda que, antes da estreia da família RTX 2000, múltiplos rumores tratavam a solução como GTX 1180 — o novo sistema de nomenclatura, baseado em RTX, só foi descoberto poucos dias antes do anúncio. Também reforça essa teoria a própria existência da série GTX 16, baseada na mesma microarquitetura Turing, mas apenas com modelos de entrada e intermediário, sem DLSS ou Ray Tracing.

Fonte: ascendance22, VideoCardz, Tom's Hardware

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade