PUBLICIDADE

Pessoas podem trasmitir covid por mais de 5 dias, segundo estudo

Período de transmissão do coronavírus pode ser maior que o esperado. Estudo dos EUA revela que a maioria dos casos ainda é transmissível no sexto dia

5 ago 2022 - 11h33
(atualizado às 12h42)
Ver comentários
Publicidade

Para descobrir por quanto tempo as pessoas permanecem infecciosos em casos da covid-19, cientistas norte-americanos acompanharam um grupo de pessoas infectadas que foram testadas diariamente para a doença. A conclusão é que o período de transmissão do coronavírus SARS-CoV-2 pode ser maior que 5 dias, após o início dos sintomas.

Publicado na revista científica JAMA Network, o estudo sobre o período médio de transmissão do vírus da covid-19 foi liderado por pesquisadores do Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos. Durante o acompanhamento dos voluntários, foram usados testes de antígeno e amostras do sistema respiratório foram coletadas, através de um swab (cotonete), e cultivadas em laboratório.

Foto: Mohamed Hassan/Pixabay / Canaltech

Por quanto tempo a pessoa transmite a covid-19?

No estudo, a equipe de cientistas recrutou 40 pessoas que estavam infectadas pelo vírus da covid-19. Em comum, todas estavam vacinadas — tinham recebido o esquema primário (duas doses) e uma dose de reforço. A idade média era de 34 anos. Nenhum inscrito apresentava risco para desenvolver formas graves da doença.

Segundo o estudo, 75% dos participantes testaram positivo para o vírus da covid-19 no sexto dia. Apesar disso, a maioria não apresentava sintomas, mas ainda poderiam transmitir o coronavírus, já que eram considerados infecciosos.

Vale destacar que os testes ocorreram, nos EUA, quando a variante Ômicron (BA.1) já era predominante em todo o país. Posteriormente, esta cepa se tornou dominante em todo o globo, mas, atualmente, foi substituída por novas sublinhagens, como a BA.4 e BA.5.

Qual é o tempo ideal de isolamento?

Nos EUA, o período oficial de isolamento da covid-19 é de apenas 5 dias. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda 7 dias de isolamento para a covid-19, desde que o paciente esteja assintomático ao final do período e não apresente mais febre. Com um exame negativo — como um teste rápido de antígeno —, é possível encurtar o isolamento para 5 dias.

Segundo o recente estudo, o período de 5 dias pode não ser o suficiente para deixar o isolamento em segurança. Afinal, a pessoa poderá transmitir o vírus da covid-19 para pessoas saudáveis, favorecendo a cadeia de transmissão.

No entanto, os autores do estudo destacam que o número de voluntários inscritos é muito baixo para conclusões consistentes. Além disso, o perfil dos voluntários era jovem e todos estavam com doses de reforço, o que pode ter acelerado o processo de recuperação. Diante dessas evidências, a equipe sugere estudos maiores sobre o tema, com participantes diversificados.

Fonte: Jama Network  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Publicidade
Publicidade