PUBLICIDADE

O que significa o selo Procel em eletrodomésticos?

Selo Procel, presente em todos os eletrodomésticos vendidos no mercado brasileiro, fornece informações importantes sobre o produto e sua eficiência energética

21 jun 2024 - 04h06
(atualizado às 19h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O selo Procel está presente em todos os eletrodomésticos vendidos no mercado brasileiro, e isso é uma exigência do governo que busca ajudar as pessoas a comprarem produtos com maior eficiência energética. Mas, apesar da popularidade, muitas pessoas ainda não conhecem o significado dele ou sua importância. 

Foto: Erick Teixeira/Canaltech / Canaltech

Sigla para Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, ele mostra não só a eficiência energética daquele produto, mas também traz informações relevantes, como nome, fabricante, entre outros. 

O principal, é claro, é a classificação dele em relação ao consumo de energia. Identificado atualmente com letras de A a E, é nessa área que o consumidor verá o quanto ele é bom para economizar energia, sendo a classificação "A" a mais econômica e sub-dividida em A, A+, A++ e A+++ — para priorizar ainda mais os produtos que se destacam na melhor categoria. 

Assim, se você comprou um eletrodoméstico com o selo A+++ já pode ficar tranquilo que está comprando o modelo com a melhor classificação em relação ao consumo de energia. 

Gráfico do selo Procel traz informações importantes sobre consumo de energia (Imagem: Reprodução/WebContinental)
Gráfico do selo Procel traz informações importantes sobre consumo de energia (Imagem: Reprodução/WebContinental)
Foto: Canaltech

Outra informação importante presente no selo Procel é o consumo de energia em kWh no mês. Assim, o consumidor consegue ter uma noção maior do quanto aquele aparelho irá gastar em reais, com base no valor cobrado pela fornecedora de energia da sua cidade. 

Atualmente, o selo Procel está presente em diversas categorias de eletrodomésticos, como geladeiras, ar-condicionados, microondas, fogões, entre outros.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade