PUBLICIDADE

O que os astronautas vão comer em longas missões no espaço?

A comida dos astronautas precisa ser pensada com muito cuidado: tanto por causa do valor nutricional, quanto pelo armazenamento. Veja o que se come no espaço

25 jun 2024 - 02h51
(atualizado às 18h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O que os astronautas vão comer no espaço, durante as próximas missões? Essa é uma questão que toma conta da mente de muitos entusiastas do assunto, principalmente considerando o programa Artemis, da NASA, que envolve o retorno à Lua. Apesar das confabulações sobre a comida espacial, a verdade é que ela é bem parecida com o que comemos na Terra — mas com direito a importantes adaptações, é claro.

Foto: NASA/Wikimedia Commons/Domínio Público / Canaltech

Mas a questão é muito mais profunda do que imaginamos. Existem departamentos concentrados justamente em pesquisar alimentos que podem ser levados ao espaço, qual a melhor forma de armazenamento e inclusive que tipo de comida faz bem para os astronautas.

Nos EUA, por exemplo, quem cuida disso é o Departamento de Engenharia de Sistemas de Alimentos do Johnson Space Center da NASA.

No ano passado, em um estudo que foi publicado na Scientific Reports, esses cientistas chegaram a uma dieta ideal para astronautas, que contém seis porções de frutas e vegetais por dia, dois alimentos ricos em flavonoides por dia, duas a três porções de peixe por semana, cinco refeições ricas em licopeno (ou seja, que tenham tomates) e proteína, cálcio, vitamina D, sódio e ferro em porções diárias.

Esse tipo de dieta tem como objetivo proteger o organismo dos astronautas de possíveis malefícios do espaço, com consequências como mudanças fisiológicas desadaptativas.

O que os astronautas comem?

Isso não parece combinar com a visão que você tinha das comidas que os astronautas poderiam consumir? Acontece que muita coisa mudou desde a primeira vez em que o homem foi para o espaço.

Quando se tem em mente a alimentação do astronauta, é necessário pensar em três fatores: o valor nutricional, a forma de transporte e o prazo de validade (que precisa cobrir a duração de toda a missão). Em vídeos abaixo, você pode ver como funciona a comida diante das mudanças na gravidade:

A equipe da Space Food Systems, da NASA, defende que a comida desempenha um papel social e psicológico crítico durante a estadia de um astronauta na ISS.

"Os membros da tripulação têm a oportunidade de complementar algumas de suas opções de menu padrão com itens comerciais prontos para uso ou favoritos pessoais que lhes proporcionam conforto enquanto estão fora de casa", diz um comunicado da agência espacial.

No caso da NASA, o Laboratório de Sistemas Alimentares Espaciais produz alimentos liofilizados e embala bebidas em pó, biscoitos, doces e outros produtos secos disponíveis comercialmente que os astronautas selecionam para seus cardápios. As bebidas começam na forma de pó e quando a quantidade apropriada de pó é pesada, o recipiente da bebida é selado na parte superior com uma válvula plástica, permitindo que a água seja injetada diretamente quando estiver em órbita.

Os astronautas também consomem alimentos estabilizados ao calor em bolsas, semelhantes às refeições militares. As técnicas de processamento de alimentos e as soluções de embalagem variam de acordo com a composição dos ingredientes. Os alimentos espaciais desenvolvidos ou reformulados são avaliados no centro de avaliação sensorial, onde cientistas de alimentos avaliam a aceitabilidade e o prazo de validade dos produtos.

De modo geral, os astronautas vão comer no espaço alimentos considerados seguros e nutritivos pela equipe, e que tenham validade durante até cinco anos, para garantir que o sistema apoie a saúde e o desempenho da tripulação durante os desafios da exploração.

Fonte: NASA, Kennedy Space CenterScientific Reports

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade