PUBLICIDADE

O que é energia geotérmica?

A energia geotérmica usa o calor produzido continuamente no interior da Terra. Pode ser considerada uma fonte renovável e traz vantagens e desvantagens

30 nov 2023 - 14h13
(atualizado às 17h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Você sabe o que é energia geotérmica? A conscientização sobre fontes renováveis está impulsionando o interesse nessa forma de geração de energia. Porém, em comparação com outras, como energia solar e eólica, a geotérmica pode não ser tão amplamente adotada. Pelo menos ainda.

Foto: Gretar Ívarsson/Wikimedia Commons / Canaltech

A U.S. Energy Information Administration define a energia geotérmica como proveniente do calor produzido continuamente no interior da Terra. Assim, utiliza-se o calor geotérmico para tomar banho, para aquecer edifícios e para gerar eletricidade. Os reservatórios geotérmicos subterrâneos podem ser usados até em outras aplicações de aquecimento e resfriamento.

É a diferença entre a temperatura no núcleo da Terra e na superfície que impulsiona uma condução contínua de energia térmica do centro para o exterior do planeta.

Esse tipo de energia pode ser aproveitado em baixa ou alta temperatura. No primeiro caso, a água naturalmente aquecida pela Terra é usada diretamente para aquecimento em casas, edifícios ou para fornecer calor em processos industriais.

No outro modo, poços geotérmicos são perfurados em reservatórios de água quente ou vapor próximo à superfície. O vapor ou a água quente extraída são usados para gerar eletricidade em usinas geotérmicas.

Por isso, os especialistas alegam que os locais mais adequados para o desenvolvimento de usinas geotérmicas são áreas onde a crosta terrestre é fina o suficiente para permitir o acesso ao calor interno. Essas regiões incluem áreas ao longo de fronteiras tectônicas, onde a atividade vulcânica e os terremotos são comuns.

Energia geotérmica é renovável?

A energia geotérmica é considerada renovável, uma vez que é gerada a partir do calor interno da Terra, praticamente inesgotável em escalas humanas de tempo.

Também podemos considerá-la uma fonte de energia limpa e sustentável, levando em consideração que emite quantidades relativamente baixas de dióxido de carbono e outros poluentes em comparação com os combustíveis fósseis.

Energia geotérmica pode ser considerada como uma fonte renovável (Imagem: Jack Catalano/Wikimedia Commons)
Energia geotérmica pode ser considerada como uma fonte renovável (Imagem: Jack Catalano/Wikimedia Commons)
Foto: Canaltech

No entanto, a perfuração e a injeção de fluidos na terra podem causar pequenos terremotos e a liberação de fluidos geotérmicos pode conter vestígios de produtos químicos nocivos.

Vantagens e desvantagens

É uma fonte de energia que, como qualquer outra, apresenta vantagens e desvantagens. Partindo dessa premissa, as principais vantagens da energia geotérmica são ambientais. Segundo o Welding Institute, produz apenas um sexto do dióxido de carbono emitido por uma central elétrica limpa a gás natural.

A energia geotérmica também é mais barata que a energia convencional, com poupanças que chegam a 80% em comparação com os combustíveis fósseis, e ao contrário de outras fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica, está constantemente disponível.

Já as desvantagens envolvem o seguinte: apesar de ser barata, sustentável e amiga do ambiente, a produção está limitada a áreas próximas dos limites das placas tectónicas. Além disso, os custos associados à perfuração de poços geotérmicos podem ser substanciais, e há riscos envolvidos, como a possibilidade de não encontrar um recurso geotérmico adequado.

As usinas geotérmicas também podem liberar sulfeto de hidrogênio, um gás que cheira muito mal. O TWI acrescenta que alguns fluidos geotérmicos contêm baixos níveis de materiais tóxicos que precisam ser descartados. A extração de calor geotérmico em algumas áreas pode ter impactos ambientais locais, como a diminuição da temperatura do reservatório.

De qualquer forma, de modo geral, a energia geotérmica é considerada uma opção valiosa dentro das possibilidades de energias renováveis. A decisão de sua adoção deve ser baseada em uma análise cuidadosa das condições locais e dos requisitos energéticos.

Fonte: The Welding Institute, U.S. Energy Information Administration, U.S. Department of Energy

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade