PUBLICIDADE

O que é Android TV?

Presente em diversos aparelhos, o Android TV é um sistema operacional do Google adaptado do famoso Android encontrado em celulares

21 fev 2024 - 22h30
(atualizado em 22/2/2024 às 12h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O Android TV é um sistema operacional do Google presente em aparelhos como televisores inteligentes, TV Box e soundbar. Ele utiliza uma versão adaptada do Android visto nos celulares, com grande foco em exploração de conteúdo e a possibilidade de realizar pesquisa por voz através do Google Assistente.

Foto: Montagem: Caio Carvalho/Canaltech / Canaltech

A interface do Android TV é muito similar ao que é visto nos telefones com o SO da Gigante de Buscas. Uma enorme parte dos mesmos apps pode ser instalada a partir da Play Store ou via APK, e isso inclui games, redes sociais e serviços de streaming. Nem todos os aplicativos tem adaptação para a TV, mas geralmente é possível acessá-los em suas versões de celular e espelhar o conteúdo para o televisor.

Além disso, você pode usar seu próprio telefone com Android como controle remoto em uma televisão com Android TV, bem como realizar transferências de arquivos entre os aparelhos. Com isso em mente, também é válido apontar que por ter sistemas operacionais bastante similares, muitas das funções presentes em um smartphone ou computador podem ser utilizadas em produtos com Android TV, como fazer pesquisas e suporte à câmeras.

História do Android TV

Antes da chegada do Android TV, a Gigante de Buscas havia colocado nas lojas o primeiro Google TV, em outubro de 2010. O sistema foi desenvolvido em parceria com a Sony, Intel e Logitech para suprir a demanda por uma experiência de televisores inteligentes.

A primeira geração do Google TV era baseada em uma arquitetura de processadores x86, enquanto sua segunda geração teve como base os chips ARM e foi desenvolvida em conjunto com marcas como Samsung, LG, Hisense e Vizio.

Entretanto, em 2014, o Google optou por trocar o nome Google TV por Android TV. Além da mudança na nomenclatura, o sucessor trouxe aprimoramentos em sua interface para se aproximar dos dispositivos móveis.

Vale notar que, em 2020, a companhia anunciou o retorno do Google TV, mas não como um SO. Ele funciona como uma personalização do Android TV, uma interface que otimiza os recursos disponíveis na televisão e cria uma central única a partir da qual o usuário acessa o conteúdo de vários apps de streaming — entenda a diferença entre as duas plataformas.

Da mesma forma que ocorre com outros sistemas operacionais, o Android TV também recebe atualizações e novas versões periodicamente.

TCL com Android TV (Imagem: Ivo Meneghel Jr/ Canaltech)
TCL com Android TV (Imagem: Ivo Meneghel Jr/ Canaltech)
Foto: Canaltech

Qual a diferença entre smart TV e Android TV

O que difere uma smart TV convencional de uma Android TV é o sistema operacional que o aparelho usa. Toda televisão que tem o SO do Google é uma Android TV, enquanto outros modelos têm seus próprios sistemas — exemplos disso são a Samsung, que tem o Tizen OS em suas TVs, e a LG com o Web OS.

Sendo assim, para quem já está inserido dentro do ecossistema da Gigante de Buscas e é heavy user de telefones com Android, então uma Android TV será de fácil assimilação por oferecer uma interface familiar. Além disso, a biblioteca de aplicativos do Android TV costuma ser bem maior que das principais alternativas.

Se você não se preocupa com isso e apenas se interessa por uma experiência de áudio e vídeo completa, então não há a necessidade de ir atrás de uma televisão com o sistema operacional do Google.

Isso porque marcas como Samsung e LG são compatíveis com a maioria dos apps de entretenimento, o que inclui serviços de streaming diversos como Netflix e YouTube, e até mesmo alguns jogos.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade