PUBLICIDADE

Nunca confie na OpenAI e no ChatGPT, diz Edward Snowden

Edward Snowden criticou a OpenAI após a empresa anunciar a chegada de um ex-diretor do NSA ao conselho

15 jun 2024 - 00h48
(atualizado às 18h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O ativista Edward Snowden fez duras críticas à OpenAI após a empresa anunciar a contratação do ex-chefe da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), Paul M. Nakasone, para integrar o conselho da companhia. Vale lembrar que Snowden é um ex-analista da NSA e ficou famoso ao expor dados que comprovavam táticas de espionagem da agência em 2013.

Foto: Wikimedia Commons/CC 3.0 / Canaltech

"Eles ficaram totalmente desmascarados: nunca acredite na OpenAI ou seus produtos (ChatGPT, etc). Só existe um motivo para contratar um diretor do NSA para seu conselho. Isso é uma traição calculada e intencional dos direitos de cada pessoa na Terra. Vocês foram avisados", comentou Edward Snowden em seu perfil pessoal no X (antigo Twitter).

A OpenAI confirmou a chegada de Paul M. Nakasone na última quinta-feira — em nota, a empresa reforçou a experiência do profissional com cibersegurança e informou que ele também vai fazer parte do Comitê de Segurança e Proteção, que define recomendações e diretrizes sobre o tema em todos os projetos da criadora do ChatGPT. Nakasone foi nomeado diretor do NSA em 2018 e permaneceu no cargo até 2023 deste ano.

O movimento levou a algumas críticas sobre o que a OpenAI pode fazer com os dados dos usuários e Snowden foi uma das principais figuras públicas contrárias à decisão — vale lembrar que a nomeação ocorre dias após a Apple anunciar uma integração do ChatGPT com a Siri no iOS, no iPadOS e no macOS, o que pode ampliar a presença do chatbot em mais dispositivos. 

Quem é Edward Snowden

Edward Snowden é um ex-analista de sistemas com passagens pela NSA e pela Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA. Em 2013, ele vazou documentos com informações do programa de vigilância do NSA, como o monitoramento de ligações telefônicas e sessões de internet nos Estados Unidos e em outros países do mundo. 

Snowden ganhou notoriedade por expor práticas de espionagem consideradas extremas pelos EUA e foi acusado de roubo e transferência de propriedade intelectual pelo país. Após o vazamento, ele buscou asilo político na Rússia e vive no país desde então.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade