NASA testa sistema para tornar drones e táxis aéreos mais inteligentes
O sistema DRF (Data & Reasoning Fabric) da NASA começou a testar, no mundo real, a capacidade de drones e táxis aéreos de tomarem decisões críticas sozinhos
A NASA começou a testar, em ambiente controlado, mas real, o Data & Reasoning Fabric (DRF), sistema que promete oferecer aos drones e táxis aéreos a capacidade de tomar decisões críticas de segurança de forma autônoma.
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O órgão acredita ser de fundamental importância desenvolver um ecossistema capaz de fornecer informações precisas e atualizadas sobre o tráfego aéreo. Desta forma, será possível transformar a mobilidade urbana de forma segura e eficiente.
O princípio a ser usado pela NASA para a construção desta rede de inteligência artificial voltada para táxis aéreos e drones é similar ao utilizado por aplicativos como o Google Maps, que une dados mapas, relatórios de acidentes e condições de trânsito para dar ao motorista a oportunidade de escolher o melhor caminho para um determinado momento.
"As decisões necessárias para as aeronaves autônomas do futuro podem ser tomadas de maneira semelhante. E a rede, ou "tecido" de inteligência habilitado pelo DRF fornecerá informações críticas aos operadores e aeronaves autônomas, onde quer que estejam, para tomar decisões a tempo", diz o material oficial da Agência Espacial.
Testes reais
A NASA iniciou os testes com o DRF na região de Phoenix, nos Estados Unidos. De acordo com a agência, foi feito um estudo em cenários específicos nos quais o DRF pode ser útil no contexto de um voo simulado de drone. A intenção é entregar equipamentos médicos e suprimentos do centro de Phoenix às áreas mais periféricas da região metropolitana.
"Esperamos que este modelo impulsione potencialmente a inovação na indústria, o que pode levar a melhorias na qualidade dos serviços do espaço aéreo", comentou Kenneth Freeman, investigador principal do DRF no Ames Research Center da NASA.
Segundo a NASA, como as informações serão atualizadas em tempo real, o drone terá a capacidade de "tomar decisões por si próprio" e desviar a rota caso objetos ou perigos antes não previstos apareçam pelo caminho.
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