NASA e Boeing afirmam que astronautas não estão presos na ISS
Em comunicado à imprensa, oficiais da agência espacial americana apontaram que dupla aguarda testes com propulsores em terra e deve voltar em segurança
Em comunicado emitido na última sexta-feira (28), oficiais da NASA fizeram questão de informar que os dois astronautas presentes na Estação Espacial Internacional — Sunita Williams e Butch Wilmore — não estão presos no local, embora ainda devam ficar por lá durante as próximas semanas.
- Astronautas da Starliner estão "presos" na ISS; e agora?
- Starliner | Astronautas fazem tour em vídeo pela nave da Boeing
Steve Stich, coordenador do Programa de Tripulação Comercial da agência espacial americana, afirmou não haver pressa para o retorno dos astronautas. Em conjunto com a empresa Boeing, fabricante da nave Starliner que levou a dupla na primeira missão tripulada da linha, a NASA planeja testes em terra para entender melhor os incidentes com os propulsores no início do mês.
Starliner na ISS
A cápsula Starliner, da Boeing, foi acoplada na estação em 6 de junho deste ano, com o plano de deixar Williams e Wilmore realizando testes por apenas 10 dias. O atraso na acoplagem, no entanto — relacionado à falha nos propulsores e a um vazamento de hélio —, mostrou a necessidade de reparos e estudos dos incidentes para entender o que houve e garantir um retorno seguro ao planeta Terra.
Reparos feitos até agora deixaram apenas um dos 27 propulsores inativo na Starliner, o que, segundo a NASA, é mais do que suficiente para a volta, mas a agência ainda estuda o caso. Após alguns atrasos na data de retorno, o comunicado de sexta-feira afirmou não haver perspectiva de volta até que testes e análises sejam feitos em terra.
Os primeiros experimentos com propulsores serão feitos no Campo de Teste de Mísseis de White Sands, no estado americano do Novo México, na próxima terça-feira (2). De início, a Starliner tinha um limite de 45 dias para ficar acoplada à ISS por conta das limitações de sua bateria, mas Stich afirmou que elas estão sendo recarregadas na estação, o que deve estender o prazo.
Oficiais da NASA apontaram que a nave espacial da Boeing está performando bem e pode até mesmo ser usada como "bote salva-vidas" para trazer os astronautas à Terra imediatamente em caso de emergência. Em último caso, há um plano B para a dupla, que seria voltar na espaçonave Crew Dragon, da SpaceX.
Fonte: NASA Video
Trending no Canaltech:
- Nova Lu do Magalu usou IA e Unreal Engine 5 para ficar mais realista
- Microsoft admite que ataque hacker russo afetou contas de clientes
- Quanto custam as baterias dos carros híbridos vendidos no Brasil?
- Homem engole pílula com câmera e transmite interior do corpo ao vivo
- Funcionários da Samsung entram em greve geral na Coreia do Sul
- Bugatti Chiron avaliado em R$ 20 milhões é flagrado no Brasil