PUBLICIDADE

MX Linux | Por que o sistema 'old school' está ficando tão popular?

O MX Linux atingiu o topo do ranking do DistroWatch. Lançado em 2014, o sistema tem uma pegada mais 'old school'. Entenda o que fez dela tão popular

11 ago 2022 - 16h21
(atualizado às 17h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O sistema operacional MX Linux atualmente ocupa o topo do ranking do observatório de distribuições DistroWatch, um dos principais portais do tipo. A versão de código aberto está à frente de outras distribuições populares, como Mint, Pop!_OS e Ubuntu. Mas, afinal, o que explica o sucesso até inesperado dessa distribuição?

Foto: MX Linux/Divulgação / Canaltech

Para quem não conhece, o MX Linux tem como base o Debian Stable, em um empreendimento cooperativo entre o antiX e o espólio das comunidades do MEPIS. Trata-se de um sistema fácil de operar e muito rápido, o que o torna uma ótima opção para quem está entrando no mundo Linux.

Porém, o aspecto do MX, principalmente em sua opção principal, a Xfce, é bastante agradável para os usuários mais antigos do Linux, justamente por se parecer bastante com as versões tradicionais do sistema, mas com os recursos modernos que são indispensáveis para um software do século XXI.

O sistema também conta com uma coleção de ferramentas que facilita bastante algumas tarefas, como a configuração do Samba, gerenciamento de repositórios para APT, atualizações do sistema, edição de menus, comando de disco, instalação de codecs e administração de usuários.

Alguns defeitos do MX Linux

O MX Linux não é um sistema operacional perfeito, como nenhum é, e tem alguns defeitos que são latentes. Por ser baseado em Debian Stable, o software não é o mais atualizado existente no mercado, mesmo longe de ser obsoleto. Porém, algumas aplicações, como o LibreOffice, não contam com sua versão mais atualizada no MX.

Para o entusiasta dos sistemas de código aberto Jack Wallen, o MX Linux é um sistema operacional para qualquer um. "Embora possa não ser a distribuição Linux mais bonita, o MX Linux torna o uso do sistema operacional de código aberto um deleite absoluto para qualquer tipo de usuário", defende Wallen.

"O MX Linux é uma excelente escolha para quem deseja obter um sistema operacional de desktop com uma combinação ideal de facilidade de uso e personalização", diz o entusiasta. Segundo ele, o sistema pode não ser perfeito, mas seus poucos defeitos são compensados com muitos acertos.

Fonte: ZD Net

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade